PIX: 76% das empresas de IMPORTANTE estado brasileiro já usam a ferramenta; Veja qual
Desde que foi lançado em novembro de 2020, o sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo banco central, mais conhecido como PIX, deu um novo significado às relações bancárias e de consumo.
No estado do Rio de Janeiro, por exemplo, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, o PIX tem sido de grande importância na realização de transferências e recebimento de pagamentos em tempo real, utilizado por 76% das empresas.
Estudo do Sebrae
Segundo pesquisa do Sebrae Rio, o aumento do uso do PIX nas empresas cariocas está diretamente relacionado à facilidade de uso dos recursos PIX Saque e PIX Troco, que ajudam os pequenos negócios que utilizam a ferramenta a atrair mais clientes, gerando vantagem competitiva.
Pesquisa mostra que 43% dos pequenos negócios que vendem pelo PIX afirmam que as vendas online, envolvendo PIX, cartões de débito ou crédito, já representam de 25% a 50% do faturamento.
Além disso, a pesquisa apresentou do Sebrae Rio apresentou novos dados:
- 27% das empresas presentes no estudo afirmam que essas vendas representam 25% do total de suas receitas;
- 16% das empresas afirmam que as vendas online representavam mais de 75% da receita;
- 14% afirmam que 51% a 75% da receita vem de vendas digitais.
Vantagens do PIX para as empresas
O PIX é um método de pagamento muito amplo e fácil de usar, que permite que diferentes empresas ofereçam seus serviços, possibilitando um modelo com menos intermediários. Em outras palavras, o principal benefício para o negócio é o dinheiro ser liberado imediatamente na conta, gerando maior fluxo de caixa.
Em relação aos fornecedores, as empresas podem pagar fornecedores, contratados, trabalhadores temporários ou quaisquer parceiros instantaneamente, aumentando sua satisfação e melhorando as relações comerciais. Isso abre espaço para uma melhor negociação e condições de pagamento.
Além disso, o PIX simplifica o processo de confirmação de pagamento, tornando-o mais barato do que outros métodos eletrônicos, seja diretamente no caixa da loja ou na compra via e-commerce.
Em termos de segurança, o PIX desenvolveu uma série de poderosos mecanismos. Assim, além das inovações em experiência do usuário, velocidade e usabilidade, existem camadas proprietárias de proteção, como sinalizadores de fraude, e a implementação de métodos para evitar a interceptação de informações corporativas.
Impacto do PIX na economia brasileira
Existem algumas lacunas no sistema bancário brasileiro quando se trata de métodos de pagamento. Uma delas é que a maioria das pessoas simplesmente não confia nos bancos o suficiente para abrir uma conta bancária ou acreditam que as taxas que acompanham os cartões de crédito/débito são simplesmente demais para adicionar ao seu orçamento mensal.
Dessa forma, com o PIX dispensando a necessidade de lidar com os bancos tradicionais e a bagagem cultural que alguns brasileiros carregam, a utilização da ferramenta traz um enorme Impacto para a economia brasileira, das quais é possível destacar:
- Promoção dos meios de pagamento, que possuem custos sociais inferiores ao custo social do caixa, aumentando a eficiência da economia;
- Aumento da rastreabilidade das transações, permitindo uma melhor prevenção à lavagem de dinheiro;
- Mais concorrência no mercado de pagamentos, que promovem a prestação de serviços de melhor qualidade a preços mais baixos;
- Potencial de inclusão financeira, devido a um ambiente com mais provedores para explorar nichos de mercado, e menores custos de iniciação e aceitação.
Em suma, o PIX alcançou todo um público digital que nenhuma outra forma de pagamento consegue atingir atualmente.