Na última sexta-feira (11) Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, afirmou que a autarquia deve permitir que outros países copiem gratuitamente o PIX, sistema de pagamentos instantâneos. “Agora, em novembro, a gente vai abrir tudo que a gente fez no Pix, em termos de protocolo, para todos os bancos centrais que quiserem copiar, de graça”, disse.
A declaração foi feita pelo presidente do BC durante um evento organizado pela CFA Society Brazil, em São Paulo. Vale informar que Campos Neto também abordou a necessidade do BC incentivar os bancos a trabalharem com ativos digitais. “Exatamente para você não ter um problema de concentração de custódia e porque a gente acha que vai aumentar a eficiência dos bancos na hora em que eles passarem a ver ativos e passivos na forma de token”, disse.
Sobre o sistema de pagamentos do BC
O PIX, sistema de pagamentos instantâneos criado e gerido pelo Banco Central, possibilita que usuários de diversas instituições financeiras realizem transferências gratuitamente. O sistema que completará dois anos no dia 16 de novembro foi enorme sucesso entre os brasileiros desde o seu lançamento, batendo recordes de transações realizadas diariamente.
Além do sistema ser gratuito, o PIX ainda possui algumas vantagens em relação aos antigos métodos de pagamento como o TED ou DOC. Diferente desses meios, com o PIX os pagadores não precisam saber todos os dados do recebedor como a instituição bancária ou número da conta e agência. Para fazer um pagamento com o PIX basta preencher a chave da pessoa que deseja transferir o dinheiro ou utilizar o QR Code.
Outra vantagem do PIX é que o sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias na semana, inclusive aos finais de semana e feriados. Segundo informações disponibilizadas pelo Banco Central, o sistema de pagamentos é bastante seguro, no entanto, é importante que todas as transações sejam feitas sempre nos canais oficiais das instituições financeiras.
Conheça também o PIX internacional
Nos últimos tempos o Bank for International Settlements (BIS) tem trabalhado com o instituto de desenvolver uma espécie de “PIX internacional”. De acordo com informações disponibilizadas até o momento pelo BIS, localizado na Suíça, o sistema de pagamentos instantâneos internacional que deve conectar aproximadamente 60 países, disse o InfoMoney.
O site ainda informou que atualmente o projeto encontra-se em uma fase de teste conhecida como “Proof of Concept”. O que ocorre nesse momento é que o Bank for International Settlements tem feito simulações para verificar a viabilidade do sistema de pagamentos semelhante ao PIX. Até o momento, o projeto conecta os sistemas de pagamento de Cingapura, da Malásia e Itália.
A novidade batizada como “Nexus” pelo BIS deve facilitar transações internacionais entre pessoas físicas. “Isso faz sentido para que as transações possam ocorrer de forma direta entre os diferentes sistemas, permitindo maior eficiência nas operações, com mais velocidade, transparência e menos custos”, disse Pedro Barreiro, líder de expansão no Brasil da Wise ao InfoMoney.
O InfoMoney ainda pontuou que assim como o PIX do Banco Central do Brasil, o Nexus deve garantir transferências em tempo real. O sistema também deve funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana.