O Pix é uma inovação tecnológica e financeira por diversas razões. Principalmente, por ser uma queda de barreiras importante para que mais pessoas tenham acesso aos produtos financeiros de forma abrangente. Além disso, o Pix representa uma desburocratização de processos.
Pix: a desburocratização de fluxos por meio da inovação tecnológica
Como é de amplo conhecimento, o Pix permite que transações sejam feitas entre pessoas físicas e empresas, empresas e empresas, pessoas e pessoas; o que amplia o canal de vendas de muitas empresas, principalmente para os empreendedores. Além disso, o Pix facilita diversos fluxos para a organização e direciona planejamento financeiro de pessoas físicas e empresas de vários segmentos.
Negociações em tempo real
A possibilidade de transferência em tempo real significa uma redução de custos nas transações de Doc e Ted, bem como, gera agilidade nos fluxos, já que não é necessário aguardar dias úteis para finalizar uma negociação. De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o Pix é uma ferramenta muito bem aceita, sendo que o seu novo produto Pix Saque e Pix Troco já foi aceito por mais 3000 municípios do país.
Por isso, é relevante que o cidadão acompanhe as inovações do Banco Central do Brasil (BCB), já que facilidades como o Pix e o Open Banking podem ser de grande valia para otimizar a economia e também para ajudar no fluxo financeiro pessoal.
Open Banking
O Open Banking, por exemplo, é um sistema que pode facilitar o acesso ao crédito, já que, ao compartilhar suas informações com uma instituição específica, você pode receber uma proposta direcionada para o seu perfil; o que também agiliza fluxos e quebra burocracias nos processos de avaliação. Por isso, é importante que conheça essas ferramentas e faça uso das inovações do Banco Central do Brasil (BCB).
Faseamento
O Pix está em faseamento, sendo que novos produtos ainda podem ser implementados; bem como, a instituição oficial, Banco Central do Brasil (BCB), pode implementar melhorias na ferramenta em funções já existentes. Portanto, o Pix representa a desburocratização de fluxos por meio da inovação tecnológica.
Cuidado com fraudes e golpes
Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) também faz alertas importantes sobre golpes e fraudes que ocorrem utilizando o nome das ferramentas oficiais, sendo o Pix a mais utilizada para ações de má-fé no momento.
Embora a segurança seja uma preocupação do Banco Central do Brasil (BCB) desde o escopo do projeto, é importante que o cidadão se atente a alguns pontos. tais como: não forneça dados pessoais; não clique em links suspeitos; não repasse senhas que receber por SMS e reporte imediatamente situações suspeitas para a sua instituição bancária.