Os trabalhadores que exerceram atividades trabalhistas formais por no mínimo 30 dias consecutivos no ano de 2019, devem consultar se não possuem dinheiro esquecido em suas contas. De acordo com o governo federal, cerca de 320 mil trabalhadores não sacaram o abono salarial PIS/Pasep no ano passado. No total, R$ 208,5 milhões permanece em conta para ser resgatado.
Para ter acesso aos valores, o trabalhador deve solicitar a abertura de recurso administrativo. Vale lembrar que o saque pode ser solicitado presencialmente, por telefone, aplicativo ou através de e-mail.
Para o cidadão que exerceu atividades laborais pelo período de 12 meses, o valor máximo a ser sacado é de um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022).
Vale destacar que pessoas que trabalharam por menos tempo também têm direito ao benefício. Nesse caso, cada mês de trabalho exercido equivale ao valor de R$ 101 do benefício, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Portanto, quem trabalhou por apenas seis meses no ano de 2019, poderá sacar R$ 606,00.
Quando o abono de 2019 poderá ser solicitado?
Como mencionado, o pagamento retroativo do benefício poderá ser solicitado. O prazo foi aberto no dia 1º de abril.
Onde solicitar o abono de 2019?
O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:
- Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
- Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
- Através do Portal Gov.br.
Como realizar a consulta?
A consulta pode ser realizada por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS). É possível saber qual valor que será pago, qual será a data permitida para o saque e qual será o banco que intermediará o recebimento do benefício.
Contudo, é importante ressaltar que essas informações também podem ser acessadas através da conta Gov.br.