O PIS é um benefício destinado aos trabalhadores que exercem atividades formais. O número do benefício é gerado no primeiro emprego do trabalhador e pode ser encontrado por diversos meios digitais. Além disso, o beneficiário pode obter esse código em qualquer agência da Caixa Econômica.
Portanto, para aqueles têm direito ao PIS/Pasep, mas não sabem ou não se lembram como conferir o número do benefício, preparamos uma lista com todas as formas de consulta. Confira abaixo.
Como consultar o número do PIS?
Por telefone
Um dos meios mais convencionais para consultar o número de seu PIS é por meio da ligação. Nesse caso, o trabalhador deve ligar para o telefone da Previdência Social (135) e fazer a consulta utilizando o seu CPF.
Na ligação, ao selecionar a opção 5, um atendente confirmará os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento é disponibilizado de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Além disso, o trabalhador pode consultar o benefício por meio do Caixa Cidadão, ligando para o telefone 0800-7260207. O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por aplicativo ou site
Carteira de Trabalho Digital – O trabalhador pode consultar o número do PIS pelo aplicativo da CTPS, que está disponível para sistemas Android e iOS. Para isso, basta fazer o login usando sua conta gov.br e, ao acessar, clique na aba “Contratos” e em frente ao nome da sua empresa atual, clique em mais informações (“+”).
FGTS – O número do PIS também pode ser consultado no app do FGTS de forma rápida, com o mesmo processo realizado na CTPS. O app está disponível para download na versão Android e iOS.
Caixa Trabalhador e Caixa Tem – Por meio dessas plataformas, a Caixa disponibiliza os dados referentes ao PIS, principalmente o seu número.
Caixa – No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF. Basta consultar o seu cadastro NIS. Vale salientar que os trabalhadores que recebem o Pasep também podem fazer a consulta pelo site do Banco do Brasil.
Meu INSS – Para ter acesso ao número do benefício, basta acessar ao Meu INSS utilizando a sua conta gov.br. Ao acessar a plataforma, clique na opção “Meu Cadastro”, no canto superior esquerdo.
CNIS – Ao acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, clique em “Cidadão” e em seguida na palavra “Inscrição”. Feito isso, clique em “Filiado”, preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”.
Quem tem direito?
Em primeiro lugar, ao considerar que os pagamentos serão de competência do ano-base 2020, o trabalhador precisa:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido em 2020, remuneração média mensal de até dois salários mínimos;
- Ter trabalhado em 2020, com carteira assinada, durante 30 dias consecutivos, ou não; e
- Estar com as informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Como saber se tenho direito ao abono?
Para o PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da caixa;
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Para o Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).