Pilares da Gestão de Materiais
Pilares da gestão de materiais e os fluxos dos processos da empresa
Os pilares de uma gestão de materiais completa, porquanto só se dá por geridos os materiais quando os fluxos entre essas áreas (compras, estoque, logística e distribuição) funcionam de forma direcionada e alinhada.
A gestão de compras é um ponto importante para uma empresa. Visto que é uma necessidade implícita à rotina de qualquer negócio.
Compra e insumos e rotina otimizada
A compra de insumos, matéria-prima e materiais diversos é uma necessidade inerente.
Haja vista que todos esses materiais são decisivos para que a empresa se mantenha em funcionamento, já que amparam as demandas da rotina, implicando diretamente nas atividades.
Porém, a organização inerente ao setor de compras diz respeito sobre mais do que comprar, é necessário planejar como e quando essas aquisições são feitas.
Gestão de compra e rotina controlada
Sendo assim, a gestão da empresa deve estabelecer uma rotina de controle sobre o consumo dos insumos e materiais.
Bem como, é necessário detectar o momento certo de refazer o pedido de determinado material, viabilizando a produção. Uma vez a produção não deve ficar parada.
Planejamento orçamentário e gestão do capital de giro
Entretanto, o planejamento orçamentário não é menos importante. Ao passo que o planejamento financeiro deve englobar a gestão do capital de giro, bem como o fluxo das finanças da empresa.
Dessa maneira a empresa controla o consumo de material, ao passo que novos pedidos podem ser feitos sem comprometer a produção, pedidos e entregas.