PIB: o que é e como funciona?

Confira!

PIB: um resumo sobre o indicador

Você sabe o que é o PIB?

O índice é, devido à sua importância para a geografia e para o mundo atual, extremamente abordado pelas principais provas de geografia do país, com um destaque para aquelas dos vestibulares.

Dessa forma, para que você se prepare de maneira adequada, o texto de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre o PIB.

PIB: definição 

O termo “PIB” é uma sigla para “Produto Interno Bruto”. O PIB nada mais é do que um indicador econômico utilizado para indicar a atividade econômica de um determinado local ou país em um certo período. 

Esse indicador tem como base a soma dos serviços e bens produzidos e é responsável por indicar se houve ou não crescimento econômico naquela região.

PIB: cálculo 

O cálculo do Produto Interno Bruto é feito a partir da soma de todos os bens e serviços produzidos no local. Os cálculos são feitos com base em três critérios diferentes:

  • Riquezas: todas as riquezas produzidas na região escolhida são somadas, considerando tudo o que foi produzido pela indústria, pelo setor de serviços e pela agropecuária.
  • Demandas: todos os consumos realizados naquele local são considerados e, depois disso, é feita a soma de todos os itens comprados.
  • Renda: as rendas da população daquele local são consideradas.

PIB: objetivos

O PIB tem como objetivo medir a atividade econômica de uma região, cidade, estado ou país. A partir dele é possível identificar o crescimento econômico e realizar as devidas comparações com outras regiões ou outro momento do mesmo local.

Ainda, com o Produto Interno Bruto é também possível identificar os setores da economia que geram mais renda e em quais campos é necessário investir para melhorar a situação econômica daquele local.

Existe também o chamado “PIB per capita”, que é calculado por meio da divisão do valor do PIB do local por cada habitante do mesmo. Esse indicador aponta o padrão de vida da população em determinada localidade.

PIB: maiores economias do mundo

Dados coletados pelo PIB de todos os países do mundo no ano de 2016 indicavam que os seguintes países possuíam as maiores economias do mundo:

  1. Estados Unidos
  2. China
  3. Japão
  4. Alemanha
  5. Reino Unido
  6. França
  7. Índia
  8. Itália
  9. Brasil

Atualmente, o Brasil ocupa o décimo terceiro lugar no ranking de maiores economias do mundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.