Economia

Phishing: uma ampla modalidade de golpe financeiro

De forma sucinta, phishing é uma modalidade de golpe, sendo uma forma de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, tais como senhas e números de cartões de crédito

Phishing: uma ampla modalidade de golpe financeiro

Sendo assim, há diversas maneiras de fisgar as informações das vítimas. Por isso, phishing é um dos principais golpes financeiros.

A isca lançada para obter seus dados pessoais e financeiros

De acordo com a explicação do BB (Banco do Brasil), os golpistas, assim como na pesca, lançam uma isca por e-mail, SMS, ligação telefônica, falso site ou falso pop-up inserido em sites desprotegidos. 

Cuidado com mensagens que te induzem a não pensar sobre o assunto

Assim sendo, tentam atrair as vítimas através de ofertas imperdíveis ou mensagens com senso de urgência e solicitam que você realize alguma ação, como clicar em um link ou arquivo.

Orientações para elevar a sua segurança

As orientações do BB (Banco do Brasil) são parecidas com as informações dadas por diversos especialistas. Sendo assim:

  • Não clique em links suspeitos;
  • Não clique em links recebidos por e-mails com ofertas atrativas;
  • Desconfie de mensagens com ameaças como “o seu serviço será suspenso se…”;
  • Não clique em anexos ou links enviados por contatos desconhecidos;
  • Não repasse códigos de identificação;
  • Não compartilhe imagens do QR Code para confirmação de dados, dentre outros pontos.

Biometria e outras formas de identificação

De acordo com o BB (Banco do Brasil), um dos modos mais seguros de autenticação de transações financeiras, a biometria utiliza a impressão digital para validar a sua identificação. Porém, há outras identificações, como a leitura facial ou confirmações de códigos, que podem ser válidas para elevar sua segurança.

São muitos os golpes aplicados na internet

O phishing é uma ampla modalidade de golpe que é muito utilizada na internet, pois são muitas as formas de obter as informações pessoais das possíveis vítimas. Por isso, é muito importante que tenha cuidado para que possa fazer bom uso das facilidades da internet de forma segura.

Busque sempre pelos canais oficiais das empresas envolvidas

Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de um boleto recebido, de um contato ou de um site de compras, busque os canais oficiais das instituições e empresas envolvidas. Sendo assim, não clique nos links enviados e não entre em contato diretamente pelo número de telefone ou site do qual estiver desconfiado. 

Acesse novamente o site da empresa e busque por canais oficiais, já que é possível que receba um telefone para contato que faça parte do golpe, por isso, não confirme as informações através dos mesmos canais suspeitos.