De forma sucinta, phishing é uma modalidade de golpe, sendo uma forma de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais, tais como senhas e números de cartões de crédito.
Sendo assim, há diversas maneiras de fisgar as informações das vítimas. Por isso, phishing é um dos principais golpes financeiros.
De acordo com a explicação do BB (Banco do Brasil), os golpistas, assim como na pesca, lançam uma isca por e-mail, SMS, ligação telefônica, falso site ou falso pop-up inserido em sites desprotegidos.
Assim sendo, tentam atrair as vítimas através de ofertas imperdíveis ou mensagens com senso de urgência e solicitam que você realize alguma ação, como clicar em um link ou arquivo.
As orientações do BB (Banco do Brasil) são parecidas com as informações dadas por diversos especialistas. Sendo assim:
De acordo com o BB (Banco do Brasil), um dos modos mais seguros de autenticação de transações financeiras, a biometria utiliza a impressão digital para validar a sua identificação. Porém, há outras identificações, como a leitura facial ou confirmações de códigos, que podem ser válidas para elevar sua segurança.
O phishing é uma ampla modalidade de golpe que é muito utilizada na internet, pois são muitas as formas de obter as informações pessoais das possíveis vítimas. Por isso, é muito importante que tenha cuidado para que possa fazer bom uso das facilidades da internet de forma segura.
Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de um boleto recebido, de um contato ou de um site de compras, busque os canais oficiais das instituições e empresas envolvidas. Sendo assim, não clique nos links enviados e não entre em contato diretamente pelo número de telefone ou site do qual estiver desconfiado.
Acesse novamente o site da empresa e busque por canais oficiais, já que é possível que receba um telefone para contato que faça parte do golpe, por isso, não confirme as informações através dos mesmos canais suspeitos.