Petrobras tem concurso com inscrições abertas

Gerente de Recursos Humanos da estatal comenta sobre o certame.

As inscrições para o próximo certame da Petrobras já se encontram abertas.

Nesse sentido, o atual gerente de Recursos Humanos da empresa, Juliano Loureiro comentou sobre alguns detalhes do processo seletivo. 

De acordo com Loureiro, então, a Petrobras conta com muita força no setor operacional. Assim, os cargos de nível técnicos costumam ser os que os candidatos mais procuram. 

“A empresa se viu diante dessa necessidade de atrair talentos para o setor técnico. O último concurso que fizemos para o nível técnico ocorreu em 2018, sendo ele bem pequeno, e viemos nesse tempo acompanhando o nosso quadro de pessoal”, detalhou o gerente. 

Além disso, segundo o gerente, no decorrer dos últimos anos, a estatal vem se preocupando cada vez mais com o aumento da inclusão no seu quadro de colaboradores.

Portanto, no novo edital, do total de oportunidades, cerca de 8% são para pessoas portadoras de alguma deficiência. O índice também valerá durante a formação do cadastro de reserva, que se encontra acima dos 5% da quantidade de vagas da maioria dos concursos públicos. 

De acordo com a Petrobras, a empresa não possui somente o interesse de oferecer estas vagas por conta das exigências da legislação brasileira. O objetivo da estatal, então, é de atrair este grupo. 

Além do aumento de cidadãos com deficiência entre os seus funcionários, o setor de RH da companhia também incentiva que um número maior de mulheres participe de seus editais.

Petrobras tem ofertas de nível técnico

Conforme se encontra no edital da empresa, todas as 1.119 vagas serão para a carreira de profissional Petrobras de nível técnico júnior. Isto é, sendo um posto exclusivo a candidatos que possuam curso técnico compatível com a área. 

Deste total de oportunidades, 373 são para ingresso imediato e outras 746 para a formação de cadastro de reserva.

Considerando as exigências de escolaridades, portanto, um cidadão com apenas curso superior em enfermagem, por exemplo, não poderá participar do certame. O candidato deve se lembrar que o processo seletivo exige um diploma de nível técnico. 

Desse modo, o gerente do setor de RH comenta que isso acontece porque existem requisitos do cargo que possuem regulamentação. 

“Pode ser que o profissional tenha o curso superior, mas isso não elimina a necessidade dele ter o curso técnico na área”, pontua Juliano Loureiro. 

Em razão disso, os candidatos que esperam por carreiras de nível médio terão que aguardar um próximo concurso.

Empresa conta com poucas saídas de funcionários

Grande parte das estatais do país apresenta sua força de trabalho em déficit, em virtude do baixo número de colaboradores. No entanto, o mesmo problema não ocorre no quadro de funcionários da Petrobras. 

Segundo Loureiro, a empresa apresenta poucas baixas, sendo a maioria delas impulsionada por meio de programas de demissão voluntária. 

Veja também: UERJ abre concurso para técnico universitário

No decorrer dos últimos anos, a Petrobras vem trabalhando para promover a redução destes programas. Assim, de acordo com dados da empresa, atualmente, a saída de funcionários se encontra na casa de 1% ao ano.

Salário de técnico tem benefícios

Em relação à remuneração paga ao posto de técnico, Loureiro comenta que o salário atual é de R$ 5.563,90. Além disso, o valor possui a complementação dos seguintes benefícios da Petrobras: 

  • Previdência complementar; 
  • Plano de saúde; 
  • Auxílio educacional;  
  • Programas destinados a assistência especial para portadores de deficiência ou para pais de filhos que possuem alguma deficiência;  
  • Licenças maternidade e paternidade estendidas.

Veja também: Reajuste salarial de 8% para servidores deve começar em março

Portanto, os candidatos terão acesso a estes complementos.

Onde serão as lotações da Petrobras?

A Petrobras possui instalação em todas as regiões do país. Contudo, a empresa conta com uma maior concentração de servidores na região Sudeste do Brasil. 

Dessa forma, a grande maioria dos candidatos entende que irá para esta região. No entanto, segundo o gerente executivo de RH da empresa, isto não é uma certeza. 

“Não significa que as posições são exclusivamente para essa região. Pelo contrário, estamos em busca de profissionais dispostos a atuar em qualquer localidade, porque eles poderão ser alocados em qualquer uma das nossas operações atuais ou futuras em cada um dos estados que a Petrobras atua”, comenta. 

Também é possível que o servidor realize uma solicitação de transferência.

Petrobras deve convocar candidatos rapidamente

Sobre as 373 oportunidades do edital da Petrobras, Juliano Loureiro estima que a convocação dos profissionais aprovados não deve demorar muito para ocorrer. 

“Esperamos convocar este ano, pelo menos parte dos aprovados nas vagas imediatas, para podermos fazer a complementação técnica do aprovado e alocá-lo em seguida nas nossas unidades”, frisa o gerente de RH.  

Veja também: IBAMA deve contar com novo concurso

No entanto, sobre o cadastro de reserva, Loureiro comenta que a estatal conta com este número para convocações a longo prazo. 

“Quando olhamos as projeções da companhia, é possível que a gente precise usar o cadastro de reserva”, destaca o gerente.

Inscrições vão até março

As inscrições para o próximo concurso público da Petrobras ocorrem no site oficial do Cebraspe, ou seja, a banca organizadora do certame. Assim, os candidatos têm até o dia 17 de março de 2023.

Para concorrer às vagas é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 62,79, até a data limite de 22 de março.

Ao todo, o certame conta com 1.119 oportunidades para a carreira de profissional Petrobras de nível técnico júnior.

É importante salientar, que só poderão concorrer ao cargo aqueles candidatos que apresentem formação técnica nas seguintes áreas:

  • Enfermagem do Trabalho (05 imediatas e 10 no CR); 
  • Inspeção de Equipamentos e Instalações (11 imediatas e 22 no CR); 
  • Logística de Transportes – Controle (06 imediatas e 12 no CR); 
  • Manutenção – Elétrica (41 imediatas e 82 no CR); 
  • Manutenção – Instrumentação (55 imediatas e 110 no CR); 
  • Manutenção – Mecânica (66 imediatas e 132 no CR); 
  • Operação (114 imediatas e 228 no CR); 
  • Projetos, Construção e Montagem – Elétrica (04 imediatas e 08 no CR); 
  • Projetos, Construção e Montagem – Mecânica (05 imediatas e 10 no CR); 
  • Segurança do Trabalho (36 imediatas e 72 no CR); e 
  • Suprimento de Bens e Serviços – Administração (06 imediatas e 12 no CR).

A etapa avaliativa será no dia 30 de abril, no turno da tarde, com quatro horas de duração. Ao todo, então, serão 100 questões, sendo 40 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Matemática) e 60 de Conhecimentos Específicos.

A previsão é que o resultado final do certame saia no dia 10 de julho. Por fim, após a data de homologação, o processo seletivo contará com validade de um ano, podendo se prorrogar por igual período.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.