Peronismo: o governo de Perón na Argentina

Peronismo: tudo sobre esse tópico

O termo Peronismo é utilizado em referência ao governo popular de Juan Domingo Perón, presidente da Argentina.

O assunto é muito cobrado nos vestibulares, no ENEM e nos vestibulares militares, principalmente em questões que o associam à Era Vargas.

Peronismo: Introdução

O Peronismo foi um movimento político que ocorreu na Argentina durante a década de 1940 e que foi liderado por Juan Domingo Perón, presidente do país.

Peronismo: Antecedentes Históricos

Na primeira metade da década de 1940, Juan Domingo Perón se tornou muito popular na política argentina quando um golpe militar instalou uma ditadura no país. Essa seria governada por militares católicos e ultraconservadores: os membros do Grupo de Oficiais Unidos (GOU).

Assim como em outros governos ditatoriais, o GOU governou utilizando a perseguição aos movimentos e ações populares, aos sindicatos e à grupos comunistas. No entanto, entre esses militares, um nome se destacou e conquistou as massas: Juan Domingo Perón, que tinha discursos voltados para a classe trabalhadora.

Devido ao crescente apoio popular, Perón se tornou alvo da elite e do governo e seria posteriormente preso, no ano de 1945. Quando foi solto no momento ano, a sua popularidade aumentou incrivelmente entre a população. Assim, no ano de 1946, Perón seria eleito presidente da Argentina.

Peronismo: Características

O Peronismo, nome que seria posteriormente atribuído ao governo de Perón, foi caracterizado pela adoção de políticas populistas e autoritárias.

Além disso, entre as principais contribuições de Perón, podemos citar principalmente o aumento dos salários, a criação de férias remuneradas, o congelamento dos preços de aluguéis, a criação do preço máximo para algumas mercadorias e a construção de um grande número de escolas primárias em todo o país.

O Peronismo e outros movimentos políticos

O Peronismo, apesar de diversas semelhanças, não foi um movimento de orientação fascista, mesmo que Perón não escondesse os elogios à movimentos autoritários e adotasse certas medidas  também autoritárias, como a perseguição de comunistas, forte propagando política e conservadorismo.

Ainda, diversos estudiosos associam o Peronismo ao governo de Getúlio Vargas. Entre as principais semelhanças entre os dois, podemos citar o autoritarismo, o controlo das mídias, a perseguição aos comunistas, o uso de propaganda política e a adoção de medidas populares.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.