Saúde e Bem Estar

Perfil de liderança: Como desenvolver este perfil?

Para desenvolver o perfil de liderança é preciso estar pronto para ouvir a sua equipe. Isto é, você deverá praticar a escuta ativa para conseguir conhecer melhor quem está ao seu lado, todos os dias. Isso servirá de alicerce para você tomar as suas decisões e assim buscar sempre o que for melhor para todos.

Porém, é claro que a liderança não se resume a isso. Existem outros pontos que devem ser analisados e levados em conta. No decorrer deste texto você descobre quais são eles! Preparado?

Como desenvolver um perfil de liderança?

Para desenvolver o seu perfil de liderança é preciso estar pronto para “abrir a mente”. Além disso, considere que este é um processo lento, porém, muito importante. Em outras palavras, não queira ser um líder exemplar da noite para o dia: exercite a sua paciência e vá crescendo aos poucos, sempre buscando o feedback da sua equipe.

Veja algumas considerações que podem lhe ajudar:

1- Conheça bem a sua equipe. Mas conheça de verdade!

Conhecer bem a sua equipe é o primeiro passo rumo ao sucesso. Apenas dessa forma é que você entenderá as atribuições e limitações de cada um. E com esses conhecimentos em mãos ficará muito mais fácil montar estratégias e planos de ação em conjunto, sempre priorizando as habilidades e os limites de cada um.

2- Saiba delegar as tarefas de acordo com as habilidades da equipe

A partir dessa análise minuciosa das habilidades e limites que cada liderado possui, delegue funções de uma forma mais harmoniosa e coerente com a realidade. Pois assim você conseguirá estabelecer uma rotina de trabalho muito mais qualificada, onde cada um foca no que sabe fazer de melhor, sentindo-se mais motivado e pronto para vencer qualquer desafio.

3- Esteja sempre por perto e mostre-se disposto a ajudar

A sua presença também é muito importante. Sem ela, os liderados podem se sentir desamparados no trabalho, e isso está longe de ser algo interessante para quem quer desenvolver um perfil de liderança. Portanto, procure mostrar que você está a par das situações e que deseja ajudar a sua equipe sempre que possível.

E lembre-se ainda de que essa ajuda não deve vir em forma de punição: você não deve passar a ideia de estar “vigiando” a sua equipe, mas sim, a ideia de estar presente, pronto para auxiliar no que for preciso.

4- Saber motivar a sua equipe sempre que necessário faz parte do perfil de liderança

Quando perceber que a sua equipe está se sentindo um pouco desanimada, tente motivá-la. Busque compreender quais são os impasses e as dificuldades e mostre-se disposto em ajudar e encontrar novas saídas. Além disso, lembre-se de sempre praticar o reconhecimento da equipe, para assim tornar o trabalho dela muito mais motivador e prazeroso.

5- Dê espaço para que os planejamentos sejam feitos em conjunto

Procure sempre dar espaço para que a sua equipe participe dos planos da empresa ou do setor. Isso é muito importante para que ela se sinta parte do todo. E ainda, você, no papel de perfil de liderança, pode usufruir de muitas aprendizagens interessantes quando permite que outras pessoas dêem uma opinião na hora de montar um plano complexo. Aposte nisso.