Faltam cinco dias para o segundo turno das eleições presidenciais, e alguns eleitores ainda não encontraram o título de eleitor. Não há motivos para desespero. Você vai poder votar no seu candidato ou candidata apresentando apenas o app do e-título. Para tanto, basta baixar o aplicativo gratuitamente em lojas de celulares Android e iOS.
Ao baixar o aplicativo, o sistema vai pedir para que o cidadão insira algumas informações básicas como o CPF, por exemplo. Considerando que o cidadão perdeu o seu título de eleitor, é de se imaginar que ele também não saiba qual é o número do documento. Também não há problemas. O cidadão pode apresentar outros dados para entrar no sistema.
Ao inserir os seus dados, o app ainda vai gerar uma segunda tela para verificar se você é realmente quem está dizendo ser. Para tanto, o sistema vai gerar uma série de perguntas sobre informações que você mesmo inseriu no momento da geração da sua biometria. Ele pode perguntar a sua profissão, a sua data de nascimento ou até mesmo o nome da sua mãe.
Considerando que você vai acertar as suas respostas, o sistema vai gerar uma espécie de documento digital. Basta mostrar esta tela do celular aos mesários no dia da votação e levar consigo também um outro documento que pode ser o RG, por exemplo. Se preferir, o cidadão pode imprimir a tela que foi gerada no aplicativo oficial do e-título.
Nesta terça-feira (25), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma nota lembrando que os eleitores precisam baixar o app o quanto antes. “O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto. Por isso, é importante se organizar e não deixar tudo para a última hora. Faça o download do e-Título no celular ou tablet”, diz o comunicado.
O TSE lembrou ainda que os mais de 2 milhões de mesários que estão aptos a trabalhar neste segundo turno possuem um aplicativo digital destinado apenas para eles. É importante não confundi-lo com o e-título. São processos diferentes.
O app destinado aos mesários é o Mesário, e tem a função de trabalhar no treinamento destes trabalhadores. As aulas estão organizadas por assuntos e qualquer cidadão pode baixar o aplicativo também de forma gratuita.
“Além disso, o aplicativo oferece todas as informações necessárias àquelas pessoas que auxiliam a Justiça Eleitoral no dia da votação. O aplicativo pode ser baixado na App Store e na Google Play“, diz a nota técnica do TSE.
A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é de que mais de 150 milhões de pessoas votem no segundo turno das eleições. Como haverá disputa para o cargo de presidente, eleitores de todas as 27 unidades da federação deverão voltar às urnas.
Mesmo as pessoas que não votaram no primeiro turno, poderão votar normalmente no segundo. Não há problemas nem para aqueles que ainda não conseguiram justificar a ausência no último dia 2. Ele pode votar normalmente no dia 30.