Segundo informações disponibilizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias endividadas no Brasil chegou a 79% no mês de agosto. Entre as modalidades de dívidas mais comuns, o cartão de crédito se destacou, atingindo a porcentagem de 85,3%.
Além dos cartões de crédito, as dívidas em carnês e cartões próprios do setor varejista também têm crescido. Desta forma, em agosto de 2022 o percentual de endividamento nessa modalidade cresceu 1,8 ponto, chegando a 19,8%.
O perfil de endividados no Brasil
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, tanto a proporção de mulheres quanto de homens endividados cresceu em agosto, no entanto, o avanço mensal foi mais expressivo entre os homens. Apesar disso, as pesquisas indicam que no intervalo de um ano o endividamento foi maior entre as mulheres.
“Entre o público feminino, o volume de mulheres endividadas aumentou 0,5 p.p. entre julho e agosto; no intervalo de um ano, no entanto, as mulheres contrataram mais dívidas do que os homens, uma vez que a alta do endividamento foi maior para elas”, avalia a economista da CNC responsável pela Peic, Izis Ferreira.
Ao analisar a situação de inadimplência entre as duas faixas de renda pesquisadas, os números indicam que a aceleração do endividamento no mês de agosto ocorreu de forma semelhante entre os diferentes públicos. Todavia, a alta na contratação de dívidas foi maior entre as famílias com maior renda.
“A melhora no mercado de trabalho e as políticas de transferência de renda mais robustas têm favorecido os rendimentos das famílias nas faixas mais baixas, mas a inflação em nível ainda elevado desafia o poder de compra desses consumidores. O crédito tem sido uma forma importante para eles sustentarem o consumo”, explica Izis Ferreira.
Veja algumas dicas para evitar dívidas e problemas financeiros
Como já dito anteriormente, o número de brasileiros com dívidas tem aumentado bastante nos últimos anos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para evitar problemas financeiros e até mesmo se livrar de contas atrasadas.
Apesar de facilitar bastante o dia a dia dos brasileiros, o cartão de crédito também pode ser um grande vilão na hora de fechar as contas do mês. Desta forma, é importante tomar cuidado com o número de cartões sendo utilizados ao mesmo tempo. Especialistas em finanças indicam que os cidadãos avaliem a necessidade de ter mais de um cartão de crédito.
Além da quantidade de cartões de crédito, outro ponto a ser observado é a anuidade ou taxas cobradas pela administradora do serviço, pois isso pode interferir bastante na hora de pagar a fatura. E por falar em fatura, é importante manter os pagamentos sempre em dia, evitando precisar pagar taxas e juros pelo atraso.
Por fim, para os cidadãos que já possuem dívidas, a recomendação é estar sempre atento a promoções de negociação, como o Feirão Serasa Limpa Nome. A vantagem desses eventos é que em alguns casos é possível conseguir descontos de até 90%.