Primeiramente, devemos dizer da importância da pequena e média empresa, para o cenário econômico brasileiro.
Pois, elas são responsáveis por grande parte dos empregos e tem enorme representatividade no PIB do país.
Com as constantes mudanças no ambiente dos negócios, e por ele se apresentar competitivo, é necessário estar atento às mudanças.
A fim de que a empresa se mantenha ativa no mercado.
Portanto, é essencial analisar as possibilidades e tendências que se apresentam às pequenas e médias empresas, para que se tornem competitivas e se mantenham no mercado.
O que é uma pequena e média empresa?
Segundo Stadler (2004) “Uma empresa pode ser definida como sendo uma organização intencionalmente constituída de pessoas e recursos tecnológicos, com o intuito de produzir e vender bens e serviços, a fim de satisfazer as necessidades e expectativas do seu público-alvo.”
As empresas podem ser individuais ou coletivas, e quanto ao ramo de atividades, podem ser classificadas em:
- industriais
- comerciais
- empresas de prestação de serviços
As categorias de empresas, podem ser classificadas também, pelo setor econômico: primário, secundário e terciário.
Mas também pelo número de proprietários, pelo tamanho e também pelos fins.
Vale lembrar, que na maioria dos casos, as micro e pequenas empresas dependem do proprietário para sobreviver.
Dessa forma, podemos dizer que a empresa é um espelho de quem a governa.
A lei nº 126/2006 assegurou benefícios em três pontos essenciais para a abertura e a consolidação dos empreendimentos:
- redução da carga tributária
- desburocratização
- estímulos ao desenvolvimento do pequeno negócio
A nova lei também, previu o acesso das micro e pequenas empresas às compras governamentais, à tecnologia, ao crédito, à exportação e aos juizados especiais.
As empresas no contexto econômico mundial
Segundo informações disponibilizadas pelo Sebrae, a micro e pequena empresa, responde por mais de 90% das empresas industriais brasileiras e menos de 15% da produção industrial segundo o IBGE.
Elas se encontram nos setores de:
- vestuário
- alimentos
- minerais não metálicos
- produtos de metal
- madeira
- móveis
- edição e impressão
Lembrando que, essas empresas dedicam-se quase que exclusivamente ao mercado doméstico.
A representividade da pequena e média empresa no Brasil é bastante expressiva.
Porém, as altas taxas de falência da micro e pequena empresa, se refere ao despreparo dos gestores.
Por esse motivo, é importante a qualificação dos gestores responsáveis pela empresa.
Além do gestor, os colaboradores também devem ser treinados.
Lembre-se que o colaborador motivado é sinônimo de melhores resultados.
Portanto, além de definir as funções e responsabilidades deles, é preciso investir em treinamentos e qualificações também.
A melhor forma de conseguir colaboradores capacitados é por meio de treinamentos empresariais. A expectativa por bons resultados deve ser consequência de uma equipe bem preparada para exercer bem suas funções.