PAS I e II: UFLA abre prazo para pedidos de isenção

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) abriu às 9h desta terça-feira, dia 22 de agosto, o período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referentes às duas primeiras etapas do Processo de Avaliação Seriada (PAS 1 e PAS 2). Os editais com as principais datas do PAS também já foram divulgados.

O PAS I é referente ao Grupo XXV/ Triênio 2024-2026, enquanto o PAS II é referente ao Grupo XXIV / Triênio 2023-2025.

De acordo com os editais, as solicitações de isenção serão recebidas até o dia 5 de setembro de 2023. Confira a seguir como solicitar a gratuidade na inscrição e demais informações sobre o PAS!

PAS 2023: Como solicitar a isenção?

Conforme as orientações da UFLA, os pedidos de isenção do PAS 1 e 2 estão sendo recebidos exclusivamente de forma virtual. Nesse sentido, os estudantes devem acessar o site do PAS, clicar sobre a etapa de interesse e clicar em “Solicitar Isenção”. Em seguida, basta preencher o requerimento eletrônico, anexar dos documentos solicitados e enviar as informações.

Um dos documentos solicitados é o formulário de avaliação socioeconômica para fins de isenção. O documento está disponível no site da Coordenadoria Geral de Processos Seletivos (Cops). O candidato deverá baixar, imprimir, preencher e, posteriormente, anexar o documento

Ainda de acordo com o edital, terá direito à isenção o candidato que comprovar, cumulativamente:

  • ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • estar cursando ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Resultado da isenção

Segundo o cronograma, a divulgação do resultado preliminar da isenção está prevista para o dia 27 de setembro de 2023, cabendo a interposição de recursos contra pedidos indeferidos. Os candidatos poderão conferir os resultado e contestá-los, se necessário, no site do PAS.

A UFLA já publicou os editais do PAS I e do PAS II, com as orientações para inscrições e provas. Imagem: UFLA/ Divulgação
A UFLA já publicou os editais do PAS I e do PAS II, com as orientações para inscrições e provas. Imagem: UFLA/ Divulgação

Inscrições para o PAS I e II

De acordo com a UFLA, as inscrições para as duas primeiras etapas do PAS serão recebidas no período das 9h do dia 6 de setembro até o dia 4 de outubro. Os interessados deverão se inscrever on-line, através do site da UFLA.

Para efetivar o cadastro, os candidatos não isentos deverão realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 5 de outubro. O valor da taxa de inscrição para cada etapa é de R$ 140,00 (cento e quarenta reais). Os candidatos isentos estarão dispensados de realizar o pagamento.

Ainda segundo orientações da universidade, ao realizar o PAS 1 em 2023, o candidato deve fazer a prova do PAS 2 em 2024 e se inscrever para o PAS 3 em 2025, realizando também a prova do Enem daquele ano. Para participar do PAS 2 neste ano, os candidatos já devem ter realizado a prova do PAS 1 em novembro de 2022 e devem, em 2024, realizar o Enem e se inscrever no PAS 3.

Provas

A aplicação das provas do PAS 1 está marcada para o dia 3 de dezembro de 2023, enquanto as provas do PAS 2 serão aplicadas no dia 26 de novembro de 2023.

O s candidatos responderão a uma prova composta por questões objetivas sobre assuntos das seguintes áreas:

  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: Biologia, Física, e Química;
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: Geografia, História e Filosofia/Sociologia;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Enquanto os candidatos do PAS I responderão a questões referentes aos assuntos abordados no 1° ano do Ensino Médio, os inscritos no PAS II responderão a questões sobre os conteúdos do 2º ano.

Acesse os editais do PAS I e PAS II para mais informações.

Leia também UFRGS publica edital do Vestibular 2024 com principais datas e regras; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.