Para eu ou para mim, como usar? Leia aqui

Esta já é uma dúvida que aparece diariamente, da mesma forma não é raro nos depararmos com os equívocos sobre o uso correto dos termos acima. Eu e mim são pronomes de classes distintas e saber dessa diferenciação nos auxilia em sua aplicação correta.

O “eu” faz parte dos pronomes do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles/as), os quais são, em geral, os sujeitos das orações. Já o “mim” está incluso no grupo dos pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, ele, nós, vós eles/as), atuam como objeto (acompanham o verbo, por assim dizer) antecipados por uma preposição. Como, por exemplo, para mim, de mim, por mim etc.

Observamos os exemplos:

  1. Você poderia pegar para mim, por favor?

Na oração acima, o sujeito da oração é “você”, pronome de tratamento, que concorda com a terceira pessoa do singular, à qual se pede que faça uma ação para alguém que pede.

  1. Eu acordei cedo para eu estudar mais.

Neste caso, o sujeito é “eu” e a primeira ação “acordar” subordina a segunda em relação ao próprio sujeito que fala. O sujeito acordou cedo para ele próprio estudar mais.

Observação

Uma maneira fácil de identificar qual expressão utilizar é analisar se após o pronome é seguido de algum verbo no infinitivo. Caso seja, o pronome utilizado será o caso reto, pois se escrito ao contrário a oração separada da primeira ficaria assim: “para mim estudar mais.” Concluindo, sempre que houver dois verbos, haverá dois sujeitos exigindo a concordância verbal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.