Pandemia: Escolas particulares perdem um terço das matrículas

Devido à pandemia da covid-19, as escolas particulares perderam cerca de um terço das matrículas em todo o país. As escolas mais afetadas com a perda no número de alunos matriculados foram as de pequeno e médio porte, com até 180 alunos. Os dados são do relatório produzido pelo Grupo Rabbit, consultoria de gestão escolar. 

De acordo com o relatório, as escolas de pequeno e médio porte, que compõe a maioria neste mercado, chegaram a perder de 38% a 41% de suas matrículas, respectivamente. O relatório foi composto a partir de dados do Censo Escolar de 2018 e de pesquisa feita com mais de 1,2 mil escolas em todo o Brasil entre setembro de 2020 e março de 2021. 

Escolas de maior porte foram menos prejudicadas

Desse modo, o relatório estima que, ao todo, 34% dos alunos dessas escolas tenham deixado a rede privada durante a pandemia da covid-19. Esse percentual corresponde a 2,7 milhões de estudantes. Ainda de acordo com o relatório, as escolas de maior porte, com mais de 550 alunos tiveram um prejuízo menor, de modo que houve a perda de 20% das matrículas. Ou seja, as escolas de grande porte conseguiram manter cerca de 80% dos seus alunos. Além disso, os dados apontam que cerca de um terço desses estudantes tenham migrado para escolas da rede pública de ensino. 

O presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Ademar Batista, falou sobre os efeitos da pandemia sobre as matrícula e afirmou que a pandemia afetou todos os setores produtivos. No entanto, ele acredita que as perdas podem ter sido menores. Segundo Batista, apenas os dados do Censo Escolar 2020 e 2021 poderão indicar de fato os impactos da pandemia no número de perda das matrículas.

As informações são da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda SiSU 2021/1: prazo para chamadas da lista de espera inicia nesta terça-feira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.