Países que não são membros das Nações Unidas

Embora a maioria dos 196 países do mundo tenham juntado forças para lidar com questões globais como aquecimento global, política comercial e direitos humanos e questões humanitárias por meio da adesão às Nações Unidas como Estados membros da ONU, dois países não fazem parte.

Ambos, no entanto, têm convites permanentes para participar como observadores da Assembleia Geral e têm acesso gratuito aos documentos das Nações Unidas.

O status de observador permanente não-membro é reconhecido como prática na ONU desde 1946, quando o governo suíço recebeu o status pelo secretário-geral.

Na maioria das vezes, os Observadores Permanentes mais tarde ingressam nas Nações Unidas como membros plenos quando sua independência é reconhecida por mais membros. Assim como seus governos e economia se estabilizam o suficiente para serem capazes de fornecer apoio financeiro, militar ou humanitário para iniciativas internacionais das Nações Unidas.

Palestina

A Palestina atualmente opera em uma Missão de Observação Permanente do Estado da Palestina nas Nações Unidas por causa do Conflito Israel-Palestina e sua subsequente luta pela independência.

Até que o conflito seja resolvido, entretanto, as Nações Unidas não podem permitir que a Palestina se torne um membro pleno por causa de um conflito de interesses com Israel, um estado membro.

Ao contrário de outros conflitos no passado, nomeadamente Taiwan-China , as Nações Unidas defendem uma resolução de dois estados para o conflito israelo-palestiniano em que ambos os estados emergem da batalha como nações independentes sob um pacto pacífico.

Se isso acontecer, a Palestina quase certamente será aceita como membro pleno das Nações Unidas, embora isso dependa dos votos dos Estados membros durante a próxima Assembleia Geral.

A Santa Sé (Cidade do Vaticano)

O estado papal independente de 1.000 pessoas (incluindo o Papa) foi criado em 1929, mas eles não optaram por fazer parte da organização internacional. 2 Ainda assim, a Cidade do Vaticano atualmente opera nas Nações Unidas como uma Missão Observadora Permanente da Santa Sé na ONU

Essencialmente, isso significa apenas que a Santa Sé – que é separada do Estado da Cidade do Vaticano – tem acesso a todas as partes das Nações Unidas, mas não consegue votar na Assembleia Geral, em grande parte devido à preferência do Papa em não afetar imediatamente política internacional.

A Santa Sé é a única nação totalmente independente que optou por não ser membro das Nações Unidas.

E então, gostou de conhecer os países não-membros das Nações Unidas?

Não deixe de ler também – Meio Ambiente: Entenda a Conferência de Estocolmo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.