Muitas pessoas tem optado ou mesmo pensando em pagar a conta de luz com o cartão de crédito, mas será que a prática vale mesmo a pena? Veja o que diz especialistas e fuja de ciladas financeiras.
Veja também: Conta de Luz com até 100% de desconto via Programa Tarifa Social
Pagar a conta de luz no cartão de crédito vale a pena?
Com a pandemia muitas pessoas tem buscado alternativas para se equilibrar entre as altos preços dos alimentos e contas, como é o caso da conta de luz. A Enel Distribuição São Paulo, por exemplo, começou a liberar este mês a possibilidade de pagamento por cartão de crédito, mas será mesmo que a medida compensa?
Veja também: GOLPE do Boleto falso ataca novamente; veja como não cair
A liberação acontece apenas para consumidores residenciais e que consumam até de 2.300V por mês. Desta forma, são considerados apenas tarifas que sejam utilizadas apenas para consumo, o que exclui grandes indústrias desta possibilidade.
Especialista ouvido pelo portal Isto é Dinheiro aponta que é preciso ficar de olho em algumas variáveis, uma dela a data de vencimento do seu cartão de crédito.
“Se a fatura fecha no dia 9 e a conta vence dia 10 pode ser uma boa opção porque o consumidor terá um ciclo inteiro do cartão de prazo para pagar. Agora, se a conta vence no dia 10 e o fechamento da fatura será dois dias depois, talvez não valha, já que essa conta virá na próxima fatura do cartão. Só é vantajoso quando se ganha tempo para efetuar o pagamento”, explicou o analista financeiro e CEO da Vallus Capital, Caio Mastrodomênico.
Além disso, é importante ter o dinheiro para pagar a conta de luz por meio da fatura do cartão de crédito, isso porque, diante dos juros do rotativo o porcentual a mais de cobrança pode chegar a 13% ao mês.
Outro alerta do especialista é que a empresa do cartão de crédito pode cobrar uma taxa para o pagamento da conta de luz, por isso, é importante ficar atento na sua fatura.
Conclusão
Depois deste artigo você acredita que vale a pena ou não utilizar o cartão de crédito para pagar a sua conta de luz? Saiba que para você chegar a está conclusão, você deve observar as variáveis expostas e colocar na balança se de fato compensa para você.
Algumas perguntas que você deve se fazer é: “terei dinheiro para pagar a fatura do cartão de crédito ou terei que parcelar? (em caso de parcelamento você deve se preocupar, já que os juros podem chegar a 13%). Meu cartão vencerá naquele mesmo mês ou no próximo? Estou jogando o pagamento para uma data futura, mas isso irá resolver o meu problema?
Cada caso é diferente, por isso você deve se questionar e analisar a sua vida financeira como um todo!