Pagamento e agendamento: qual é a diferença entre os dois termos?
Não se confunda na hora de pagar seus boletos
Você entrou no app do seu banco para pagar um boleto. Preencheu todas as informações, mas, alguns dias depois, nada do pagamento cair. Já passou por essa situação? O motivo pode ser uma confusão bastante comum: trocar a data e fazer um agendamento, e não um pagamento de boleto.
Seja pelo aplicativo do seu banco, internet banking ou pelo caixa eletrônico. Você precisa pagar a fatura do seu cartão de crédito, seu aluguel, sua conta de luz, água e ainda outros boletos. Contudo, é importante ficar atento, pois “um detalhe” pode passar despercebido por várias pessoas: a data em que o pagamento foi efetuado ou do “agendamento”. Entenda melhor abaixo, na matéria que o Notícias Concursos preparou para esta terça-feira (29).
Comprovantes de pagamento e agendamento
Comprovante de pagamento
No momento de confirmar a transação, verifique se você está fazendo um pagamento. Geralmente, essa informação fica na parte superior do seu comprovante. Lembrando que, depois que uma conta é paga, o valor pode levar até 3 dias úteis para ser reconhecido. Ou seja, caso você efetue o pagamento em um fim de semana, ele tem até quinta-feira para ser compensado.
Agora, se tiver escrito pagamento e já se passaram 3 dias úteis, a recomendação é entrar em contato com seu banco e enviar esse documento para eles. Dessa forma, podem analisar e identificar o problema.
No comprovante, é necessário ter as seguintes informações:
- Data do pagamento;
- Valor;
- Código de barras do boleto pago;
- Instituição em que foi pago;
- Agência e conta usada para débito;
- Código de autenticação da operação (a sequência de letras e números aleatórios, no fim do comprovante).
Você pode encontrar o documento no seu Internet Banking ou em contato com a sua instituição financeira.
Comprovante de agendamento
Se, sem querer, você digitou um dia diferente ou colocou o mês errado, por exemplo, é provável que tenha feito um agendamento. Observe o comprovante gerado quando a transação foi feita, também na parte de cima do documento.
Caso você tenha realizado um agendamento, verifique a data. Se, mesmo diferindo da que você tinha planejado, for antes do seu vencimento, tudo bem. A quantia será debitada da sua conta nessa data.
Mas, se o agendamento estiver para uma data após o vencimento do boleto, o usuário pode entrar em contato com o atendimento do seu banco para mudar a data ou cancelar o mesmo e efetuar o pagamento novamente. Já que todo pagamento feito após a data de vencimento gera juros e encargos.
Alguns bancos disponibilizam a opção de cancelar pelo próprio aplicativo. Ah, vale lembrar que a regra é sempre a mesma seja para pagamento ou agendamento: até 3 dias úteis para ser reconhecido.