Você entrou no app do seu banco para pagar um boleto. Preencheu todas as informações, mas, alguns dias depois, nada do pagamento cair. Já passou por essa situação? O motivo pode ser uma confusão bastante comum: trocar a data e fazer um agendamento, e não um pagamento de boleto.
Seja pelo aplicativo do seu banco, internet banking ou pelo caixa eletrônico. Você precisa pagar a fatura do seu cartão de crédito, seu aluguel, sua conta de luz, água e ainda outros boletos. Contudo, é importante ficar atento, pois “um detalhe” pode passar despercebido por várias pessoas: a data em que o pagamento foi efetuado ou do “agendamento”. Entenda melhor abaixo, na matéria que o Notícias Concursos preparou para esta terça-feira (29).
Comprovantes de pagamento e agendamento
Comprovante de pagamento
No momento de confirmar a transação, verifique se você está fazendo um pagamento. Geralmente, essa informação fica na parte superior do seu comprovante. Lembrando que, depois que uma conta é paga, o valor pode levar até 3 dias úteis para ser reconhecido. Ou seja, caso você efetue o pagamento em um fim de semana, ele tem até quinta-feira para ser compensado.
Agora, se tiver escrito pagamento e já se passaram 3 dias úteis, a recomendação é entrar em contato com seu banco e enviar esse documento para eles. Dessa forma, podem analisar e identificar o problema.
No comprovante, é necessário ter as seguintes informações:
- Data do pagamento;
- Valor;
- Código de barras do boleto pago;
- Instituição em que foi pago;
- Agência e conta usada para débito;
- Código de autenticação da operação (a sequência de letras e números aleatórios, no fim do comprovante).
Você pode encontrar o documento no seu Internet Banking ou em contato com a sua instituição financeira.
Comprovante de agendamento
Se, sem querer, você digitou um dia diferente ou colocou o mês errado, por exemplo, é provável que tenha feito um agendamento. Observe o comprovante gerado quando a transação foi feita, também na parte de cima do documento.
Caso você tenha realizado um agendamento, verifique a data. Se, mesmo diferindo da que você tinha planejado, for antes do seu vencimento, tudo bem. A quantia será debitada da sua conta nessa data.
Mas, se o agendamento estiver para uma data após o vencimento do boleto, o usuário pode entrar em contato com o atendimento do seu banco para mudar a data ou cancelar o mesmo e efetuar o pagamento novamente. Já que todo pagamento feito após a data de vencimento gera juros e encargos.
Alguns bancos disponibilizam a opção de cancelar pelo próprio aplicativo. Ah, vale lembrar que a regra é sempre a mesma seja para pagamento ou agendamento: até 3 dias úteis para ser reconhecido.