No início deste ano, o programa Bolsa Família voltou ao Brasil, em substituição ao antigo Auxílio Brasil. Desde então, cresceu entre os beneficiários a expectativa do pagamento de uma parcela extra no final do ano, como um 13º salário.
A primeira menção da parcela extra foi realizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que disse pretender implementar o pagamento extra. Por isso, confira se o presidente Lula pretende implementar o 13º salário do Bolsa Família.
13º salário do Bolsa Família foi aprovado?
De acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, no atual governo do presidente Lula, não há uma pauta válida para a implementação do 13º salário do Bolsa Família.
O ministro ressalta que o pagamento extra de fim de ano é um benefício para servidores públicos e trabalhadores de empresas privadas. Sendo assim, não deve se entender a um programa de distribuição de renda que já beneficia a população.
Dias ainda afirma que o ex-presidente mencionou a medida como uma tentativa de atrair mais eleitores, se tornando uma medida eleitoral. Assim, seria um equívoco implementar o pagamento extra ao benefício.
Pagamento do Bolsa Família em abril
O pagamento do Bolsa Família em abril já tem data para acontecer. Este mês, os recursos estarão disponíveis a partir do dia 14. Além disso, o valor do benefício poderá ser maior para muitas famílias, visto que o governo vai realizar o pagamento de adicionais.
As famílias que possuem como integrantes crianças de até 6 anos de idade, receberão um acréscimo de R$ 150 por cada uma delas. O bônus faz parte do pacote de medidas do Governo Lula, implementado no último mês de março.
Além deste, outros grupos também receberão um valor extra nos próximos meses, especificamente a partir de junho. Famílias com gestantes, e crianças e jovens entre 7 e 18 anos incompletos terão direito a um valor de R$ 50 a mais no benefício.
Vale ressaltar que o pagamento do bônus é cumulativo e proporcional. Ou seja, quanto maior a família, maior será o valor do Bolsa Família.
Por fim, neste mês também ocorrerá mais uma rodada de pagamentos do Vale-Gás. Assim, as famílias que possuem cadastro no programa também poderão receber um valor extra no pagamento de abril.
Calendário do Bolsa Família – Abril
O calendário de pagamentos do Bolsa Família é definido de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Sendo assim, a cada dia, um novo grupo passa a ter acesso aos recursos do benefício.
Em abril, os pagamentos terão início no dia 14. A seguir, confira o calendário completo:
- Final de NIS 1: 14 de abril;
- Final de NIS 2: 15 de abril;
- Final de NIS 3: 18 de abril;
- Final de NIS 4: 19 de abril;
- Final de NIS 5: 20 de abril;
- Final de NIS 6: 22 de abril;
- Final de NIS 7: 25 de abril;
- Final de NIS 8: 26 de abril;
- Final de NIS 9: 27 de abril;
- Final de NIS 0: 28 de abril.
Como ter acesso ao benefício do Bolsa Família?
Para receber os valores, os beneficiários podem utilizar os canais disponibilizados pela Caixa Econômica Federal: agências da Caixa, nos correspondentes ou por meio do aplicativo Caixa Tem.
O aplicativo Caixa Tem está disponível para todos os clientes e permite que os usuários acessem as suas contas para recebimento dos benefícios governamentais.
Dessa forma, através do App é possível receber o Bolsa Família e o Vale-Gás. Além disso, o beneficiários pode realizar transferências bancárias, Pix, pagamento de boletos, recarga de celular, entre outros serviços bancários.
Serviços disponíveis no Caixa Tem
Contudo, além dos benefícios, o Caixa Tem oferece os seguintes serviços:
- Consulta de saldo;
- Consulta de extrato;
- Espelho do Pis;
- Recarga de cartão de transporte;
- Empréstimos;
- Contratação de cartão de crédito;
- Pix;
- Recarga de celular;
- Pagamento na Lotérica sem cartão;
- Cartão de débito virtual;
- Saque sem cartão em Lotéricas;
- Transferências bancárias;
- Pagamento de contas de água e luz.