Outbound e Inbound – A Sutil Transição do Marketing?
O Outbound Marketing é uma estratégia anterior a Inbound Marketing. Será essa uma troca de gerações do Marketing?
Outbound e Inbound Marketing
O Outbound Marketing é uma estratégia que contém outras estratégias, no entanto, talvez um pouco mais antigas.
Sabemos que o Inbound Marketing é um conjunto de ações que apresenta a sua marca aos clientes. No entanto, os clientes estão buscando por algo que a sua empresa oferece.
Atração Inbound
A atração no Inbound Marketing faz uso de algumas regras:
- Blog como marketing de conteúdo;
- SEO;
- Redes Sociais, dentre outros.
Assim sendo, a marca precisa atrair o público, elaborando conteúdos para gerar acessos de forma orgânica.
Outbound Marketing – A estratégia mais antiga
Já isso não ocorre no Outbound Marketing. Uma vez que esse usuário tem a navegação interrompida apresentando a marca.
Assim sendo, a marca alcança o publico através da mídia ou fazendo contatos, como ligações por exemplo.
Podemos dizer que o Outbound Marketing é a estratégia tradicional, como quando o foco era a TV.
O foco da estratégia Outbound não é o marketing digital.
Foco em mídias tradicionais
Sendo assim, essa estratégia visa:
Anúncios na TV, bem como mídia impressa (revistas e jornais);
- Anúncios em displays;
- Participação em feiras e eventos;
- Ligações de Call Center.
O Outbound marketing já foi apenas marketing. Ao passo que o Inbound é uma adaptação para o mundo virtual.
Estratégias opostas?
Há especialistas que dizem que são opostos, no entanto, o Outbound Marketing é cabível dentro do marketing digital.
Porém, não como estratégia isolada. Uma vez que o marketing digital não costuma agir de forma compulsória.
Assim sendo, essas estratégias Outbound e Inbound Marketing aliadas, podem ser complementares, desde que as estratégias atuem ao mesmo tempo na internet e nas mídias tradicionais.
Sutil transição?
Entretanto, dentro do Marketing Digital as ligações compulsórias não são cabíveis, sendo que vai contra a forma orgânica de se chegar ao cliente.
Uma marca gera valor somente com o Inbound, no entanto, dificilmente ocorre o mesmo se uma marca usar somente o Outbound marketing. Pode ser essa uma sutil passagem de bastão entre as gerações do marketing.