• Sobre Nós
  • Equipe
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Política Verificação de Fatos
  • Princípios Editoriais
  • Fale Conosco
  • WhatsApp
  • Termos de Serviço
Notícias Concursos
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI
Sem resultado
Ver todos os resultados
Notícias Concursos
Sem resultado
Ver todos os resultados
Concursos por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL
Início Atualidades

Otimismo para o crescimento do PIB em 2021

Após previsões sombrias, hoje se fala de um crescimento superior ao esperado.

Cristina Ribeiro por Cristina Ribeiro
18 de maio de 2021, 16:21h
em Atualidades
pexels-maitree-rimthong-1602726

Foto de maitree rimthong no Pexels

Compartilhe no WhatsappLinkedinReddit

O PIB (Produto Interno Bruto) é o índice que representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, por um tempo estabelecido. O PIB brasileiro leva em consideração o preço em que chegam ao consumidor final, no período de 1 ano. O progresso ou regresso do país é calculado com base no índice obtido, em comparação com o ano anterior.

Ele é considerado o termômetro da economia: quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica, e por sua vez, quanto maior a atividade econômica de um país, mais se consome,  se vende e investe nele.

No primeiro trimestre de 2021 o PIB permaneceu fraco, puxada pelo lockdown severo aplicado no país, devido ao novo recorde de casos e mortes por Covid-19. Agora, com o afrouxamento das medidas e avanço da vacinação, a tendência é aumentar.

Projeções otimistas para o PIB

No dia 10 de Maio, o Banco Central divulgou a pesquisa Focus, ajustando suas projeções para a economia brasileira. A boa notícia é que está previsto um maior crescimento, tanto para este ano quanto para 2022.

Para 2021, é esperado que o PIB aumente 3,21% (contra 3,14% da pesquisa anterior). Para o próximo ano, o PIB deve subir 2,33% (uma leve melhora de 0,02% ponto percentual).

O mesmo boletim ainda mantém a projeção de uma alta inflacionária, com expectativa de 3,61% para o ano que vem. Quanto ao câmbio, a perspectiva é a de que o dólar termine o ano em R$ 5,35 (contra R$ 5,40 registrado no levantamento anterior).

“As restrições deste ano tiveram um impacto menor sobre a economia e a circulação do que o que vimos no segundo trimestre do ano passado”, disse a economista da equipe de análises do Itaú Unibanco Júlia Gottilieb, para o CNN Business. “As pessoas aprenderam a conviver com as restrições à mobilidade. As fábricas não fecharam, como da outra vez. Temos home office, deliveries e um monte de coisas que, no segundo trimestre do ano passado, eram ainda novidade e não sabíamos muito bem ainda como lidar.”

VocêPode Gostar

Torcedores vibram com a bandeira do Brasil diante de um telão durante jogo da Seleção em um bar

Estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026 acontece neste sábado (13)

12 de junho de 2026, 13:49h
Rapaz de cabelo curto sentado à mesa olhando surpreso para o celular em ambiente doméstico azul.

Mais de 170 mil pessoas em São Paulo serão beneficiadas com acesso à internet

9 de junho de 2026, 08:19h
Como deixar o seu tênis mais branco_ - Reprodução Canva

Como escolher o tênis ideal para treinos funcionais e crossfit

27 de maio de 2026, 12:07h

A vacinação avança pelo país, e é apoiada pelo secretario do Ministério da Economia Adolfo Sachsida. Ele afirmou em entrevista coletiva. “A melhor política econômica hoje é a vacinação em massa. Nós precisamos vacinar rapidamente a população para garantir o retorno seguro ao trabalho. Tão logo possamos avançar na vacinação em massa e o retorno seguro ao trabalho, nós esperamos o aumento na taxa de ocupação.”

Em documento sobre expectativas do PIB e inflação, divulgado hoje, dia 18, o Ministério da Economia defende: “Já pelo lado das expectativas, uma vacinação mais abrangente e mais rápida da população aumenta as projeções de mercado para o crescimento do PIB para o ano de 2021, pois produz maior otimismo dos agentes quanto à recuperação econômica robusta”.

Exportação acelerada

Além da alta do dólar no Brasil, que torna a exportação mais competitiva, o superávit (ou saldo positivo) recorde é explicado pela maior demanda mundial por produtos agropecuários, como alimentos.

O professor de Agronegócio Global do Insper, Marcos Jank, falou em entrevista ao canal CNN como a pandemia impulsionou as exportações brasileiras.

“No ano passado, os envios para a China cresceram quase 10%. Para o Sudeste da Ásia, esse número ficou em torno de 30% e, para a África, em 15%”, destaca. “Num momento em que o mundo parou e teve desabastecimento de cadeias de suprimento, o Brasil passou a ser fornecedor dessa regiões.” Por causa disso, segundo ele, especialistas já estimam que 2021 pode ser o ano de maior exportação do agronegócio da história do país. Muitos países estão preocupados com o desabastecimento, e o Brasil pode se beneficiar disso.

A ressalva, no entanto, fica para a inflação do Brasil, que pode impactar nos preços dos alimentos exportados. “Esse produto que é exportado também é consumido aqui dentro e temos visto, desde o segundo semestre do ano passado, uma pressão inflacionária vinda dos alimentos, principalmente de produtos exportados.” – diz o professor.

Dólar e commodites em alta – um alerta

O dólar sempre caiu no Brasil quando as commodities sobem no mercado internacional, impulsionado pelas exportações, mas não é o que está acontecendo.

Commodities é o plural de commodity, palavra do inglês que se difundiu no linguajar econômico, referindo-se à algum bem ou serviço de origem primária, comercializado pelo mundo e que possui um grande valor comercial e estratégico. Geralmente, trata-se de recursos minerais, vegetais ou agrícolas, tais como o petróleo, o carvão mineral, o minério de ferro a soja, o trigo, a cana de açúcar, entre outros.

Não é surpresa para o brasileiro o quanto os preços subiram, principalmente da gasolina e itens do supermercado. Por trás destes aumentos assustadores, está um choque de preços inédito na economia do país. Os consumidores brasileiros estão tendo que arcar com o dólar mais alto (o Brasil depende de muitas importações), ao mesmo tempo em que os preços de produtos básicos da alimentação e da indústria também estão subindo no mercado internacional.

Quando os preços das commodities sobem no exterior, os produtores daqui preferem exportar, obrigando o mercado doméstico a pagar o mesmo valor, e é por isso que, aqui dentro do país, eles acabam subindo também.

As duas coisas, dólar e commodities, historicamente, andam em direções opostas no Brasil, e esta é a primeira vez que sincronizam as altas desde que o país abandonou o câmbio fixo e adotou o regime flutuante, em 1999. Desconforto político, pandemia em descontrole, contas públicas confusas e juros que nunca estiveram tão baixos, estão entre as razões apontadas para explicar a fuga de capital, mesmo com o real tão desvalorizado.

Fuga de capital é uma expressão na economia que descreve quando investidores estrangeiros retiram seu dinheiro investido em um país. Situações que aumentem o risco de um país ou do seu sistema econômico podem trazer esse tipo de ação por parte dos investidores estrangeiros. Esse é um fenômeno bastante comum em períodos de crise da economia, em que eles ficam mais receosos sobre os efeitos em relação ao seu patrimônio. E é claro, o país fica mais pobre, menos desenvolvido e com recursos subtraídos.

Tags: PIB 2021PIB BrasilPIB do Brasil 2021
Cristina Ribeiro

Cristina Ribeiro

Redatora web e Tecnóloga em Processos Gerenciais, agora dedicada à escrita sobre direitos dos trabalhadores e benefícios sociais. Meu objetivo é democratizar o acesso à informação, garantindo que todos conheçam seus direitos.

Artigos Relacionados - Posts

Torcedores vibram com a bandeira do Brasil diante de um telão durante jogo da Seleção em um bar
Atualidades

Estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026 acontece neste sábado (13)

12 de junho de 2026, 13:49h
Rapaz de cabelo curto sentado à mesa olhando surpreso para o celular em ambiente doméstico azul.
Atualidades

Mais de 170 mil pessoas em São Paulo serão beneficiadas com acesso à internet

9 de junho de 2026, 08:19h
Como deixar o seu tênis mais branco_ - Reprodução Canva
Atualidades

Como escolher o tênis ideal para treinos funcionais e crossfit

27 de maio de 2026, 12:07h
Mulher de cabelos cacheados em cadeira de rodas diante da estátua A Justiça, no STF, Brasília.
Atualidades

Adeus restrições em concursos do Piauí: decisão do STF muda regras para inclusão de pessoas com deficiência

21 de maio de 2026, 14:14h
Atualidades

Rio de Janeiro continua entre os destinos mais buscados para viagens rápidas no Brasil

27 de abril de 2026, 09:36h
Presidente Lula gesticula durante pronunciamento com terno cinza, camisa azul e bandeiras do Brasil ao fundo
Atualidades

Lula assina decreto para nomear 1.000 excedentes do concurso da PF

23 de abril de 2026, 08:35h
Próxima postagem
2 milhões de famílias ganham conta digital para o recebimento do Bolsa Família 

2 milhões de famílias ganham conta digital para o recebimento do Bolsa Família 

Girl on stack of books talking to megaphone with language doodle

Dica de inglês para o ENEM: Simple Past

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Quatro mulheres exibem bolas 18, 42, 07 e 65 ao lado de apresentador com microfone, cenário de Loteria dos Sonhos

Resultado da Loteria dos Sonhos: de hoje 19/06: Veja os números sorteados às 14h

19 de junho de 2026, 14:04h
Mão segurando cartão do programa Pé-de-Meia durante liberação de pagamentos de R$ 1.000 no calendário de junho.

Calendário do Pé-de-Meia de junho: veja quem tem direito aos depósitos de R$ 1.000

19 de junho de 2026, 11:59h
Agente da Polícia Rodoviária Federal de costas em rodovia.

Terceira prorrogação: concurso da PRF ganha novo prazo de validade

19 de junho de 2026, 11:38h
Cartelas de medicamentos seguradas por uma mão, ilustrando recolhimento de lotes pela Anvisa.

Recolhimento de antibióticos é determinado pela Anvisa; veja quais lotes são afetados

19 de junho de 2026, 11:19h
Motorista de táxi dirigindo veículo amarelo com identificação do programa Move Brasil, voltado à renovação da frota de transporte de passageiros.

Move Brasil: a partir desta sexta (19) motoristas de aplicativo e taxistas terão acesso a financiamento de carros novos

19 de junho de 2026, 11:12h

Sobre o Notícias Concursos

O portal Notícias Concursos foi criado em 2010 com objetivo de ajudar aqueles que almejam uma vaga na carreira pública, através de notícias e dicas relacionadas a Concursos Públicos. Com o passar dos anos ampliamos nosso editorial com: Benefícios Sociais, Direitos do Trabalhador, Economia, entre outros. Nossos conteúdos prezam pela qualidade e objetividade. Pertencemos ao grupo SENA ONLINE, 20 anos de credibilidade em conteúdo web.

Inscreva-se no Canal

canal youtube noticias concursos

Institucional

  • Cronograma dos Concursos
  • Sobre Nós
  • Política de Verificação de Fatos
  • Príncipios Editorais
  • Privacidade
  • Propriedade e Financiamento
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Mapa do Site
  • Calendário
  • Concursos Abertos
  • Concursos Previstos
  • Federais
  • Por Área
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
  • Outros

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Calendário
  • Concursos Abertos
    • Concursos Federais
    • Centro Oeste
    • Sul
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
  • Concursos Previstos
    • Concursos Federais
    • Centro-Oeste
    • Nordeste
    • Norte
    • Sudeste
    • Sul
  • Federais
  • Por Área
    • Área Administrativa
    • Área Bancária
    • Área Educação
    • Área Fiscal
    • Área Jurídica
    • Área Saúde
    • Área Segurança Pública
    • Área Tribunais
  • Dicas
  • Benefícios Sociais
    • Bolsa Família
    • BPC
    • CadÚnico
    • CAIXA Tem
    • Desenrola
    • Farmácia Popular
    • Gás do Povo
    • Minha Casa Minha Vida
  • Outros
    • Concurso Unificado
    • Concursos por Nível
      • Concurso Nível Fundamental
      • Concurso Nível Médio
      • Concurso Nível Superior
      • Concurso Nível Técnico
    • Concursos por Cargo
      • Carteiro
      • Guarda Municipal
      • Policial Civil
      • Policial Federal
      • Policial Militar
      • Polícia Penal
      • PRF
    • Educação
    • Direitos Trabalhador
      • Aposentadoria
      • 13º Salário
      • Férias
      • FGTS
      • PIS/PASEP
      • Salário Mínimo
      • Seguro-Desemprego
    • Loterias
      • Resultado Loterias – Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Lotomania, Dupla Sena, Timemania, Dia de Sorte, Super Sete, Loteca, Federal, +Milionária
      • Mega-Sena
      • Lotofácil
      • Quina
      • Federal
      • Dupla Sena
      • Loteria dos Sonhos
      • Lotomania
      • Milionaria
      • Super Sete
      • Timemania
      • Dia de Sorte
    • Moedas Raras
    • Enem e Vestibular
    • Empregos
    • Testes de QI

© 2025 Notícias Concursos - Marca Registrada.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.