ÓTIMA NOTÍCIA para quem deseja estudar no SENAI

Se você mora no estado de São Paulo e é aluno do Ensino Médio, uma nova oportunidade de estudar no SENAI surgiu a partir da parceria entre o Governo do Estado e a própria instituição de ensino.

A parceria, basicamente, oferece aulas gratuitas para contemplar itinerários do Novo Ensino Médio, garantindo conteúdos técnicos em diferentes áreas, que auxiliem no desenvolvimento desses estudantes.

Para entender melhor sobre esse assunto, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas!

Você mora no estado de São Paulo? Saiba mais sobre a parceria do Governo com o SENAI

Recentemente, o Governo do Estado de São Paulo fechou uma parceria com o SENAI, tendo como objetivo oferecer cursos técnicos gratuitos para estudantes do Ensino Médio que possam se interessar pelas áreas disponíveis.

A ideia é que esses cursos façam parte dos itinerários do Novo Ensino Médio, garantindo o acesso a conteúdos extremamente importantes para o mercado de trabalho.

Na prática, serão ofertados 23 cursos técnicos, e a divisão das aulas funcionará da seguinte maneira:

  • Ao longo da semana, os alunos matriculados no SENAI terão três dias de aulas normais no Ensino Médio, nas suas respectivas escolas estaduais;
  • Os outros dois dias da semana terão aulas específicas no SENAI. Nesses dias, os alunos estudarão em tempo integral, das 07h30 e 16h30, mesmo que, no ensino regular e estadual, não estejam fazendo aulas integrais.

Para poder participar das aulas, é importante que os alunos manifestem o seu interesse, fazendo uma inscrição online na área de interesse durante a escolha de itinerários. Para concluir esse processo, é preciso acessar a Secretaria Escolar Digital.

A partir disso, deverá aguardar a contemplação, uma vez que, ainda se trata de um projeto piloto, cujo mudanças ainda poderão acontecer no futuro. Por ora, a estimativa é que se formem 56 turmas, atendendo centenas de estudantes de diferentes idades que fazem parte do Ensino Médio do estado de São Paulo.

ÓTIMA NOTÍCIA para quem deseja estudar no SENAI
ÓTIMA NOTÍCIA para quem deseja estudar no SENAI. Foto: Canva.

Portanto, é importante manifestar o interesse até a data limite, dia 15 de setembro, para garantir que haja mais chances de você conquistar uma das vagas disponíveis e, assim, dar esse importante passo em sua carreira. Não deixe essa oportunidade de se preparar para o futuro passar em branco!

Quais as vagas disponíveis?

Embora ainda estejamos falando de um projeto piloto, haverá uma quantidade significativa de vagas disponibilizadas para os estudantes do Ensino Médio. Como mencionamos anteriormente, ao todo serão 23 cursos técnicos disponibilizados para os estudantes que tiverem interesse nas seguintes áreas:

  • Desenvolvimento de sistemas;
  • Mecatrônica; e
  • Farmácia.

Os cursos se subdividem dentro dessas categorias, e cada aluno deverá demonstrar o seu interesse pela área específica que deseja cursar.

Além dos cursos do próprio SENAI, é importante ainda destacarmos que a Secretaria da Educação do estado também disponibilizará 11 cursos no Centro Paula Souza, todos técnicos e focados em escolas estaduais. Trata-se de outra parceria entre o Governo e instituições de ensino, que visa o desenvolvimento de jovens para um futuro mais promissor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.