O Caixa Tem tem sido bastante utilizado. Acontece que, por meio da conta poupança social, os usuários podem receber diversos benefícios, como o Bolsa Família, saque do FGTS e outros.
Além de receber os pagamentos, a poupança social digital também possibilita a realização de saques, transferências, consulta de saldo e extrato, pagamento de contas e compras na internet.
Como abrir uma conta no Caixa Tem?
O Caixa Tem foi criado em 2020, durante a pandemia, para possibilitar o pagamento do Auxílio Emergencial. Todavia, o programa foi encerrado em 2021, fazendo com que outros programas sociais fossem incluídos no aplicativo. Dessa forma, apenas os brasileiros que recebem algum dos abonos podem se cadastrar no Caixa Tem.
A princípio, para se cadastrar, não é necessário ser cliente da Caixa Econômica. Confira abaixo o passo a passo de como instalar o aplicativo:
- Baixe o APP Caixa Tem em seu dispositivo (disponível para Android e iOS);
- Após instalado, clique em “Entrar”;
- Selecione a opção “Novo usuário”;
- Em seguida, o aplicativo solicitará documentos pessoais, como CPF e RG e envio de foto atual. Passando dessa fase, o cadastro é realizado.
Como transferir dinheiro no Caixa Tem?
Para transferir valores no Caixa Tem, é bem simples. Basta acessar o aplicativo e, na tela inicial, clicar em “Transferir dinheiro”. Em seguida, preencha os dados bancários da pessoa que vai receber, o valor a ser transferido e finalize. Lembrando que a transferência também pode ser realizada via PIX.
Como fazer pagamentos?
Para realizar pagamentos através do Caixa Tem, clique na aba “Pagar suas Contas”. Em seguida, escolha entre escancear o código de barras com a câmera do celular ou digitar. Feito isso, finalize pagamento usando a sua senha e confirmando seus dados.
Saque sem cartão
Um dos diferenciais do aplicativo é o saque sem o cartão físico. O usuário pode gerar um código com validade de até 1h e ir presencialmente em um caixa eletrônico da instituição ou em uma unidade lotérica para retirar os valores.
Para sacar os valores, acesse a opção “Saque sem cartão”. Em seguida, um código será emitido para que o usuário apresente no caixa eletrônico ou ao atendente. Para finalizar, escolha o valor a ser resgatado e finalize a ação. Vale lembrar que os saques só são permitidos nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica e em casas lotéricas.
Bloqueio do Caixa Tem
O Caixa Tem é uma poupança social digital da Caixa Econômica Federal, que é disponibilizada pelo Governo para viabilizar o pagamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. Assim como as demais contas digitais, a plataforma permite que os usuários movimentem o saldo no aplicativo. O sistema possibilita o pagamento de faturas, transferências via PIX, recarga de celular, solicitação de empréstimos e muito mais.
Dessa forma, é de extrema importância que os cidadãos que utilizam a poupança digital a mantenham ativa, para assim conseguirem desfrutar dos benefícios e terem acesso aos valores depositados pelo Governo. Todavia, algumas situações podem fazer com que a conta do Caixa Tem seja bloqueada, desabilitando automaticamente o acesso aos serviços e pagamentos feitos na conta.
O que pode bloquear o Caixa Tem?
O Caixa Tem pode ser bloqueado por alguns motivos – sobretudo relacionados à segurança. Entre estas razões estão:
- Irregularidades no cadastro: Nesse caso, um aviso para procurar uma agência da Caixa surge logo após a tentativa de login no aplicativo. Para resolver a situação, é necessário dirigir-se uma agência com documento de identificação e pedir a regularização do cadastro.
- Muitos CPFs cadastrados em um mesmo número de celular: Por questões de segurança, há limite de quantidade de pessoas usando o mesmo celular. Nesse caso, de acordo com a Caixa, é só pedir, em uma agência, a exclusão dos CPFs que não precisam acessar o Caixa Tem de seu telefone. Lembre-se de levar um documento de identificação pessoal e os números dos CPF que deverão ser excluídos.
- Um mesmo CPF cadastrado em muitos celulares: Uma mesma pessoa (CPF), não pode acessar a conta em diversos celulares, por isso há limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo usuário. Nesse caso, a orientação da Caixa é ir a uma agência com um documento de identificação pessoal e pedir a exclusão dos celulares que você não mais usará para acessar o aplicativo.
Como desbloquear o aplicativo?
De antemão, é importante salientar que a conta do Caixa Tem é bloqueada temporariamente. Portanto, com alguns ajustes o usuário pode voltar a ter acesso à plataforma. Para poder utilizar novamente o aplicativo, é necessário que os dados sejam atualizados. Para isso, basta acessar o aplicativo, disponível para Android e iOS.
Ao ter acesso a página de acesso, basta informar o CPF e a senha e, em seguida, clicar na opção “Liberar acesso” e seguir todas as instruções fornecidas na plataforma. Dessa forma, caso o problema esteja relacionado aos dados, o acesso será liberado.