Os Visigodos: um resumo sobre esses grupos de “bárbaros”

Os Visigodos: um resumo para as suas provas!

Os Visigodos foram importantes grupos germânicos que, por muito tempo, foram denominados de “bárbaros” pelos romanos. Os grupos tiveram uma forte presença principalmente na Península Ibérica.

Assim, a presença dos grupos visigóticos em vários pontos da Europa e a sua aliança com os romanos gerou diversas consequências para o cenário europeu da época e de séculos posteriores.

Dessa maneira, diversos aspectos desse povo podem ser cobrados nas suas provas de história. Assim, é fundamental que você domine as principais características dos visigodos.

Os Visigodos: Introdução

Os visigodos constituem uma das ramificações dos povos que ficaram conhecidos como godos. Eles recebem esse nome que significa “godos do oeste” para conseguirem se diferenciar dos ostrogodos (outra ramificação), cujo nome remete ao significado de “godos do leste”.

Os grupos visigóticos surgem nas margens do Mar Negro, onde se encontra a atual Romênia. Além disso, os seus grupos eram constituídos por diversos e variados povos germânicos, que seriam todos classificados pelos romanos como bárbaros.

Além disso, esses grupos sofreram uma grande influência cultural dos romanos. Isso porque, a partir do século III, os visigodos iniciaram uma série de batalhas contra os romanos, absorvendo parte da cultura de seu povo. Parte do território do Império Romano do Ocidente será conquistada pelas tropas visigóticas.

Os Visigodos: A divisão

Os visigodos faziam parte de outro grupo: o dos godos.

Os godos eram germânicos da Escandinava e surgiram por volta do ano 200.

No século II, os godos abandonam as terras da Romênia e se deslocam em relação à cidade de Roma. Porém, alguns grupos optaram por não seguí-los. Esses grupos deram origem aos visigodos, que optaram por ir na direção da Hispânia (Espanha romana) como aliados dos romanos.

Os Visigodos: Economia

A economia dos visigodos era baseada no plantio de uma série de tipos de cereais. Além disso, foram eles que levaram para a Península Ibérica o plantio do espinafre, da alcachofra e do lúpulo.

Os Visigodos: Características

A chegada dos visigodos na Península Ibérica foi de suma importância para ajudar os romanos a estabelecerem a paz na região dos Pirineus. Os territórios do local estavam sendo invadidos por vândalos, suevos e alanos. Assim, os grupos visigóticos combatem ao lado do Império e se tornam seus aliados.

Além disso, visigodos eram praticantes do arianismo, também chamado de cristianismo ariano. O arianismo afirmava que Cristo não tinha a mesma natureza que Deus e foi considerado uma heresia a partir de 325. Porém, mesmo que essa fosse uma variação do cristianismo considerado “oficial” pela Igreja, a presença dos grupos visigóticos na Península Ibérica contribuiu também para a expansão do cristianismo na Península.

Os visigodos, seguindo o modelo do Império Romano, se organizavam em vilas, cada qual com o seu líder. As vilas possuíam casas, igrejas, áreas de cultivo e também um exército próprio.

Os Visigodos: Os reinos

Os visigodos mantiveram forte presença na Península Ibérica, principalmente na cidade espanhola de Toledo, até o ano de 711. O principal motivo que levou ao fim da existência das vilas visigóticas foi a invasão muçulmana que enfraqueceu os grupos. Ainda nos dias atuais, igrejas construídas por esses grupos podem ser encontradas em Portugal e na Espanha.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.