Os tipos de INTERTEXTUALIDADE

A Intertextualidade: vai cair no ENEM

Você sabe o que é intertextualidade?

Esse é um tópico muito importante dentro da disciplina de português. Assim, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho nas principais provas do país.

Porém, é importante destacar que o assunto aparece com grande frequência principalmente na prova do ENEM.

Vamos ver, a seguir, o que é intertextualidade e seus principais tipos.

O que é intertextualidade?

A intertextualidade é o recurso utilizado para desenvolver um texto com base em outra obra, independente da forma que ela se apresente.

O recurso pode estar explícito ou implícito no texto, estabelecendo um diálogo entre as obras referenciadas.

A intertextualidade explícita faz referência direta a obra mencionada, com elementos de fácil identificação. A implícita, por outro lado, aborda de maneira indireta, sendo preciso uma maior atenção para identificá-la.

Tipos de intertextualidade

Os principais tipos de intertextualidade são:

  • Paráfrase — com incidência na temática, a ideia central apresentada é utilizada no texto produzido, mudando estrutura e estilo textual.
  • Paródia — utilizando os recursos da ironia e da sátira, a paródia contradiz o texto referenciado. Geralmente esse recurso é usado para críticas e reflexões acerca de uma temática.
  • Referência — também chamado de alusão, a intertextualidade é feita de maneira indireta, evidenciando fatos secundários do texto-base. Seu objetivo é apresentar sugestões ou fazer alusões a acontecimentos ou personagens.
  • Epígrafe — muito utilizado em trabalhos acadêmicos, a epígrafe é usada na introdução do texto, servindo como apresentação ao conteúdo fornecido.
  • Pastiche — recurso que reproduz traços, estilos e técnicas presentes no texto referência. O intuito da sua utilização não é criticar ou satirizar a base.
  • Citação — usado para dar credibilidade ao texto, a citação é uma intertextualidade direta e muito utilizada em trabalhos acadêmicos e textos jornalísticos.

Uso da intertextualidade

A intertextualidade tem como finalidade a melhoria da qualidade textual, aumentando a credibilidade dele. É uma maneira de apresentar o conhecimento de mundo e em outras áreas, interferindo assim no conteúdo apresentado.

Os benefícios de seu uso são diversos e podem variar de acordo com a área. Em textos publicitários, é um excelente recurso para persuadir através da memória afetiva e da criatividade.

 

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