Os Quilombos: um resumo sobre essas comunidades

Os Quilombos: tudo aquilo que você precisa saber

Os quilombos foram importantes comunidades que funcionavam como refúgio para aqueles escravos que conseguiam fugir. Hoje, esses agrupamentos ainda existem como forma de resistência e de perpetuação da cultura africana no Brasil.

Assim, os quilombos aparecem em diversas questões de história, principalmente nos vestibulares. Dessa maneira, é essencial que você domine os principais tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho em suas provas.

Os Quilombos: Definição

Os Quilombos eram comunidades formadas por escravos que fugiam dos trabalhos forçados impostos nas fazendas do Brasil.

A palavra Quilombo tem origem no idioma banto, uma mistura de dialetos utilizados por aqueles que chegavam no Brasil da África. O seu significado seria próximo de “guerreiro da floresta”.

Os Quilombos: Características

Aqueles que conseguiam chegar aos quilombos depois de longas fugas eram denominados de quilombolas.

Os quilombolas realizavam diversas atividades para sustentar as suas comunidades. Entre as principais, podemos citar: criação de animais, agricultura, exploração de minério e também o comércio com demais quilombos.

Igualmente, os membros dos quilombos exerciam as suas liberdades dançando, cultuando suas religiões e praticando algumas das tradições africanas.

Os Quilombos: Capitães do Mato

Os donos de escravos, é claro, não queriam perder a sua mão de obra. Assim, para recapturar os escravos que fugiam, os fazendeiros contratavam os  chamados capitães do mato. Esses homens conheciam muito bem as florestas e sabiam os principais caminhos que poderiam levar aos quilombos.

Os Quilombos: Palmares

O Quilombo dos Palmares foi o quilombo mais conhecido do Brasil. Existem registros que datam do século XVII e que relatam a fuga de escravos para Palmares.

Em 1640, Palmares contava com nove aldeias. São elas: Macaco, Subupira, Andalaquituche, Dambrabamga, Aqultene, Tabocas, Amaro, Arotirene e Zumbi.

Por atrair tantos escravos, os senhores se incomodavam muito com Palmares, principalmente porque diversas tentativas de destruir o quilombo haviam falhado.

A destruição de Palmares aconteceu no ano de 1694, quando a expedição comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho destrói totalmente o local após 2 anos de conflitos.

Zumbi dos Palmares, o líder do quilombo, é morto somente um ano depois, no dia 20 de novembro. Essa data é, atualmente, comemorada como o Dia da Consciência Negra.

Os Quilombos: Atualmente

Atualmente, ainda existem aproximadamente três mil comunidades quilombolas. Os seus habitantes conservam tradições como o artesanato, o jongo, o lundum e as técnicas de cozimento.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.