Os Fenômenos Atmosféricos: tudo aquilo que você precisa saber!

Fenômenos Atmosféricos: aquilo que você precisa saber!

Os fenômenos atmosféricos formam um tópico dentro da Geografia. Dessa maneira, eles aparecem com frequência em questões dessa disciplina e também em questões interdisciplinares na prova do ENEM e nas provas dos mais variados vestibulares do país.

Assim, o artigo de hoje vai trazer um resumo sobre as principais características que você precisa saber sobre esse tópico para garantir um bom desempenho nas provas de geografia!

Fenômenos Atmosféricos: Ciclones Tropicais

Os ciclones tropicais são formados durante o verão em regiões tropicais, por serem centros de Baixa Pressão.

Para haver um ciclone tropical deve-se existir o encontro de duas grandes massas de ar que se chocarão e iniciarão uma forte tempestade com chuvas e ventos.

Um ciclone tropical também pode ser ?denominado furação ou tufão, segundo algumas características específicas:

  • Furacão é a denominação do Ciclone Tropical formado no Oceano Atlântico, enquanto Tufão é o nome dado ao Ciclone Tropical formado nos Oceanos Índico e Pacífico.

Enquanto isso, a escala Saffir-Simpson é usada para medir a intensidade do Furacão/Tufão em categorias que variam de 1 a 5, onde 5 apresentam ventos com velocidade superior a 249 km/h.

Fenômenos Atmosféricos: Ciclones Extratropicais

Os ciclones extratropicais possuem uma formação similar àquela do ciclone tropical. Porém, os extratropicais são formados em Médias e Altas latitudes e, portanto, sofrem a influência de Frentes Frias.

Eles possuem forma circular ou oval e diâmetro de 700 km a 1500 km.

Fenômenos Atmosféricos: Tornados

O tornado é uma coluna de ar que gira em torno de si mesma em centros de baixa pressão e toca, ao mesmo tempo, o solo e uma nuvem de chuva.

Eles podem ser formados no continente e possuem curta duração de tempo e possuem diâmetro menor que os furacões. Além disso, apesar de menores, os tornados são mais destrutivos, podendo chegar a ventos de 500 km/h.?

Escala Fujita: Leva em conta os danos provocados pelo tornado de F0( Ventos de até 117 km/h que derrubam pequenas árvores) até F5 (Ventos que sopram a mais de 417 km/h e destrói por completo casas e prédios).

Fenômenos Atmosféricos: El Niño e La Niña

O El Niño representa o aquecimento periódico (12 a 18 meses) das águas do Pacífico, devido às correntes marítimas que passam pelo Equador.

Consequências: Alteração dos ventos e massas de ar pelo globo, secas no sudeste da Ásia, amenização dos invernos da América do Norte, aumento da temperatura no SE do Brasil e diminuição da pluviosidade no NE do Brasil.

O La Niña representa um fenômeno que é oposto ao El Niño, também provoca alterações nos regimes dos ventos, além de aumentar a pesca.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.