Orações Coordenadas: resumo para ENEM e vestibulares
Confira!
Orações Coordenadas: tudo aquilo que você precisa saber
O termo “orações coordenadas” é usado para definir orações que possuem uma relação de independência entre si.
O assunto é abordado com muita frequência por questões de português nas principais provas de português do país, principalmente nos vestibulares, nos concursos e no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Muitos estudantes têm dificuldade com esse assunto, uma vez que entender cada um dos diversos tipos de orações coordenadas você precisa compreender uma série de detalhes.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre as orações coordenadas. Vamos conferir!
Orações Coordenadas: introdução
Como mencionados, as orações coordenadas possuem uma relação de independência sintática, mesmo fazendo parte do mesmo período.
Dessa maneira, podemos dizer que elas estão conectadas somente por meio do sentido, mas podem também ser entendidas separadamente sem que o sentido de cada uma seja perdido.
Orações Coordenadas: sindéticas e assindéticas.
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que as orações coordenadas podem ser classificadas em sindéticas ou assindéticas.
As orações coordenadas assindéticas são aquelas que não estão ligadas por meio de conjunções, mas somente através de uma pausa, normalmente simbolizada pelo uso da vírgula.
Exemplo: Meu amigo não quer estudar, entender, ir bem na prova.
As orações coordenadas sindéticas, por sua vez, são conectadas por meio de conjunções e podem ser classificadas em diversos tipos. Conheça a seguir quais são eles
Oração Coordenada Sindética Explicativa
Nesse tipo, a segunda oração é normalmente uma explicação de algo dito na primeira. Conjunções: pois, porquanto, porque, etc.
Oração Coordenada Sindética Aditiva
É caracterizada por conjunções como: e, nem, não só, mas também, etc.
Exemplo: Não só estudou como também foi aprovado
Oração Coordenada Sindética Alternativa
Esse tipo de oração é caracterizado pelas conjunções: ou… ou, ora… ora, quer… quer, já… já, etc.
Exemplo: Ou você estuda, ou você é não consegue passar na prova.
Oração Coordenada Sindética Adversativa
A oração coordenada sindética adversativa é aquele em que uma frase contradiz a outra. Essas orações são marcadas pelas conjunções: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, senão, etc.
Oração Coordenada Sindética Conclusiva
Nesse tipo de oração coordenada, a segunda oração representa uma conclusão ou um efeito da antecedente.
Exemplo: Leu muito; será, pois, inteligente.