Operadoras começam a implementar 5G puro em novas capitais

Operadoras começam a implementar 5G puro em novas capitais

Claro inaugura rede 5G na faixa de 3,5 GHz em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, enquanto a TIM faz o mesmo em 70 bairros da capital mineira

O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3,6 a 3,7 GHz (Gaispi) autorizou a ativação do 5G standalone (puro) em três novas capitais a partir da última sexta-feira (29/7). Dessa forma, as operadoras móveis começaram a ativar suas redes 5% no 3,5 GHz em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

LEIA MAIS: Operadoras ativam o 5G puro em Brasília

A Claro já lançou sua rede nas três capitais, onde já estava com a infraestrutura pronta e apenas esperando a liberação do Gaispi para ativar. A operadora usa como marca o 5G+ para especificar aos clientes quando eles estão conectados em uma rede 5G pura. A Claro optou por isso para contrastar com os usuários que utilizam o 5G DSS – tecnologia que melhora a experiência de conexão, mas que não oferece todo o potencial da quinta geração da banda larga móvel. 

Todos os telefones comercializados pela Claro e compatíveis com o 5G DSS já suportam também a faixa de 3,5 GHz e serão automaticamente compatíveis com o 5G puro, agora com mais capacidade pela adição da nova faixa.  

A adoção do 5G puro não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.  

Onde o 5G da Claro está disponível 

Segundo a Claro, a rede de 5G puro está disponível em diversas regiões destas três capitais. Confira: 

  • Em João Pessoa, inicialmente, o sinal irradiará em regiões dos bairros de Aeroclube, Manaíra, Tambaú, Jardim Oceania, Altiplano Cabo Branco, Brisamar, Bairro dos Estados e Miramar. A previsão é de que nos próximos meses a Claro já expanda sua cobertura 5G+ em localidades como Oitizeiro, João Paulo II, Cristo Redentor, Jardim Cidade Universitária, Ernesto Geisel, Planalto Boa Esperança, Jaguaribe, Castelo Branco e Centro.  
  • Em Belo Horizonte, a ativação chegará a 17 bairros: Savassi, Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Ouro Preto, Bandeirantes, São Bento, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia. A Claro continuará expandindo sua rede de 5G+ e chegará a outras áreas, como, por exemplo, o bairro de Buritis.  
  • Já em Porto Alegre, o sinal começa em regiões de 12 bairros: Higienópolis, Moinhos de Vento, Jardim Europa, Boa Vista, Mont’Serrat, Auxiliadora, Bela Vista, Petrópolis, Três Figueiras, Rio Branco, Tristeza, Vila Assunção. 

Na noite de quinta-feira (28/7), véspera da ativação do 5G nessas localidades, a Claro usou shows de luzes como estratégia de marketing. A operadora iluminou pontos turísticos de Porto Alegre e João Pessoa, enquanto Belo Horizonte recebeu um verdadeiro show de luzes na quarta-feira (27/7). 

TIM ativa rede em 70 bairros de BH

A TIM também ativou sua rede de 5G puro em uma dessas capitais na última sexta-feira. A operadora lançou a rede em 70 bairros de Belo Horizonte, usando o dobro de antenas que a regulação exigia. Ao contrário da Claro, a TIM decidiu cobrar os clientes que desejam utilizar o 5G, lançando ofertas exclusivas para a nova geração de internet móvel. 

O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais. Não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia 

A TIM aposta em segmentos que se beneficiarão dos diferenciais da nova tecnologia, como a baixa latência. Os clientes pós-pagos da TIM terão um pacote que permite “turbinar” os planos com mais 50 GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games.  

Na trilha da inovação, já há uma parceria firmada com a AWG, detentora da Plataforma de Cloud Gaming, que possibilitará aos clientes TIM jogarem títulos como Fortnite, eFootball, ElderRing, Red Dead Redemption e Gran Theft Auto V, sem que o usuário precise de um PC gamer ou console. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?