Conhecer alguns fatos sobre a Segunda Guerra Mundial faz parte do processo de preparação para os vestibulares, assim como para o Enem. Por isso, entender o que foi a Operação Barbarossa comandada e realizada pelos nazistas contra os soviéticos em 1941.
Desse modo, entenda o que foi essa operação e como ela afetou os rumos da Segunda Guerra Mundial.
Resumo da Operação Barbarossa
No final de 1939, antes de invadir a Polônia e iniciar a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha liderada por Adolf Hitler, firmou um acordo com a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, liderada por Joseph Stalin.
O Pacto Germano-Soviético ou Pacto Ribbentrop-Molotov consistia em um acordo de não agressão entre as duas potências.
Através dele ficou firmado que caso a Alemanha Nazista se envolvesse em conflitos com outras nações do ocidente europeu, a União Soviética não interviria.
Como é de conhecimento, o pacto era apenas uma medida para que ambos ganhassem tempo. Visto que nazistas e soviéticos teriam que se enfrentam em alguma fase do conflito, como aconteceu em 1941 por conta da Operação Barbarossa.
Operação Barbarossa – Projeto nazista
A Operação Barbarossa espantou muitas nações, visto que ela rompia o pacto de não agressão e obrigava a Alemanha a lutar em duas frentes ao mesmo tempo, tanto ocidental como oriental.
O Terceiro Reich incluiu o território soviético em seu programa de “Espaço Vital”. Um dos projetos do líder nazista era a submissão e escravidão do povo soviético.
Ademais, o nazismo demonstrava repúdio aos princípios do comunismo bolchevique, apesar de ideologicamente terem diversas semelhanças.
Operação Barbarossa – Conflito
Adolf Hitler, designou ao general Halder, chefe da OKH na época que era o alto comando militar alemão que organiza-se a operação contra os soviéticos.
A saber, o nome da operação se origina de um dos ícones do povo germânico na Idade Média, o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, no século XII, Frederico I.
O imperador recebeu o apelido “barba roxa” ou “barba ruiva” daí o surgimento do termo “barbarossa”. Hitler, considerava-se um representante do imperador, tanto que intitulou seu comando sob a nação alemã como III Reich ou III império.
Os ataques nazistas foram determinados para ocorrer em três pontos distintos, veja!
- Os comandados do marechal Ritter von Leeb, isto é, os exércitos do norte, deveriam marchar com direção a Leningrado, render as defesas e sitiar a cidade.
- Já o exército do centro europeu, comandado pelo marechal Fedor Von Bock, tinha como missão, invadir o centro do império soviético, a cidade de Moscou.
- Já o marechal Gerd Von Rundstedt e suas tropas tinham que dominar toda a Ucrânia e controlar Kiev.
Os conflitos duraram entre julho e dezembro de 1941 e estiveram entre as mais duras e violentas batalhas da Segunda Guerra, por conta da morte de milhares de civis.
Vale dizer, que um dos maiores contratempos da operação foi o inverno russo que acabou congelando milhares de soldados alemães, que ficaram pelo meio do caminho, sem nem sequer entrar em confronto com os soviéticos.