De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Open Banking será faseado e não causará transtornos aos usuários e instituições financeiras. Sendo assim, conheça o que contempla cada fase do sistema.
Open Banking: compartilhamento de informações públicas sobre canais de atendimento, produtos e serviços
Conforme informa o Banco Central, na primeira fase, as instituições participantes do Open Banking irão disponibilizar informações sobre canais de atendimento.
Além disso, na fase 1 do sistema, produtos e serviços gerais disponibilizados pelas entidades participantes, como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito.
Informações serão compartilhadas entre as instituições
Sendo assim, as informações serão compartilhadas entre as instituições. O BC informa que neste momento não será possível o compartilhamento de dados pessoais.
Compartilhamento de Informações de cadastro, transações e operações de crédito realizadas
Por conseguinte, na segunda fase, o cliente poderá compartilhar seus próprios dados atualizados de cadastro, como nome completo, CPF/CNPJ, telefone, endereço, e dados de transações relativas aos produtos e serviços relacionados à sua conta. No entanto, o BC ressalta que esse processo acontece somente com a sua autorização expressa.
Iniciação de transação de pagamento entre instituições e encaminhamento de proposta de crédito
Na terceira fase será possível iniciar um pagamento fora do ambiente do banco, por exemplo, por um aplicativo de mensagem. A iniciação de pagamento irá ocorrer fora do ambiente da sua conta, podendo acontecer inclusive no ambiente de outra instituição, informa o Banco Central. Além disso, também será possível compartilhar o histórico de informações financeiras para propostas de crédito.
Expansão do escopo de produtos, serviços e transações abordados pelas fases anteriores
Por fim, na quarta e última fase, teremos o compartilhamento de outros dados de produtos e serviços relacionados a operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.
O compartilhamento acontece de forma 100% digital
O BC informa que em cada fase será possível o compartilhamento de diferentes informações. Sendo assim, o cliente poderá selecionar quais dados serão compartilhados (e por quanto tempo) quando fizer a autenticação e a autorização com a instituição financeira envolvida.
Além disso, o BC reforça que vale lembrar que o compartilhamento acontece de forma 100% digital e é realizado dentro de um ambiente seguro. Bem como, esse compartilhamento pode ser interrompido a qualquer momento, caso desejado.
Sendo assim, esses são os estágios definidos até que o Open Banking seja estabelecido no Brasil, conforme informações oficiais do BC através do Open Banking Brasil.