O Open Banking é o sistema financeiro aberto, sendo uma inovação que promete vantagens para o cliente, já que é possível que as instituições bancárias ofereçam serviços e produtos personalizados.
Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem aos clientes uma experiência conveniente. Isso favorece a inclusão e educação financeira da população. Segundo o BC, esse é um dos objetivos do sistema.
Open Banking: ofertas personalizadas para o cliente final
Segundo informa o BC, espera-se que o fluxo mais transparente de informações entre as instituições favoreça a definição de melhores políticas de crédito. Bem como, a oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade.
Além disso, o BC informa que também é esperado que as inovações que vão surgir facilitem a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diferentes instituições participantes e a programação financeira das pessoas.
De acordo com o site oficial do Banco Central, participam do Open Banking o próprio BC, várias instituições bancárias e financeiras, a estrutura de governança do próprio Open Banking e o cliente. Confira a definição de cada parte envolvida, conforme informações oficiais do BC.
BC
Banco Central (BC): define os princípios, objetivos e as principais regras para o Open Banking, bem como supervisiona as instituições participantes a respeito. Entre os elementos que foram estabelecidos pelo BC estão: escopo de dados a serem compartilhados, participantes e suas responsabilidades e diretrizes de experiência do cliente.
Instituições
Instituições participantes: bancos, financeiras, cooperativas de crédito, administradoras de consórcios e outras autorizadas pelo Banco Central que podem compartilhar informações próprias e de clientes entre si. São obrigadas a seguir as determinações do BC, tanto com relação ao Open Banking quanto a temas relacionados, como segurança cibernética e gerenciamento de riscos. Devem obedecer também à legislação vigente, inclusive sobre proteção de dados.
Governança
Estrutura de Governança do Open Banking: entidade privada sem fins lucrativos, formada e mantida pelas instituições participantes. As instituições participantes, por meio dessa estrutura, devem propor ao Banco Central os padrões técnicos para a implementação do Open Banking. A Estrutura de Governança também é responsável pela manutenção de infraestrutura de suporte aos participantes, a exemplo do diretório de participantes e o portal do Open Banking no Brasil.
Clientes
Clientes: pessoas físicas e jurídicas que possuam conta, empréstimos ou algum tipo de relacionamento com as instituições participantes. Sendo assim, podem consentir para o compartilhamento de seus dados para finalidades e prazo determinados, informa o Banco Central do Brasil em seu site oficial.