De acordo com informações oficiais, na sua essência, o Open Banking é um acelerador e habilitador de novos negócios, através da criação ou expansão de ecossistemas digitais.
Open Banking: o sistema acelerador e habilitador de novos negócios
Sendo assim, o alicerce fundamental para a adoção de Open Banking é a abertura e o compartilhamento de dados e informações de negócio através de APIs (Application Programming Interfaces).
Ofertas exclusivas e adequadas ao seu perfil
O Open Banking pode ser de grande valia para o cliente, visto que poderá obter a vantagem de ofertas exclusivas e adequadas ao seu perfil. Visto que este processo permite que os diferentes integrantes deste ecossistema (bancos, fintechs etc.), possam compartilhar informações e ativos de valor, habilitando o lançamento de novas aplicações de negócio. Dessa forma, o foco está em oferecer novos serviços e experiências para o cliente final.
A inovação permite a criação de novas ferramentas tecnológicas
Por isso, o Open Banking tem um grande foco em inovação. O BC informa que o sistema permitirá que tanto as instituições financeiras, como as fintechs criem novas ferramentas e aplicações que irão facilitar muito o dia-a-dia dos seus clientes, o que pode ser muito benéfico considerando os fluxos dos processos.
Produtos e serviços financeiros com maior agilidade, conveniência e segurança
Conforme informações do Banco Central do Brasil, com o Open Banking espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança.
Integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor
Sendo assim, o BC informa que, além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que tenham o cliente no centro.
O Open Banking possibilitará ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira
Esses novos modelos podem envolver, por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços. Assim sendo, o Open Banking possibilitará ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira, define o Banco Central do Brasil.
O sistema financeiro aberto otimizará os fluxos financeiros e facilitará o acesso a melhores ofertas de crédito
Dessa forma, o cliente obterá acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas às suas necessidades, interesses e objetivos. Portanto, o sistema financeiro aberto otimizará os fluxos financeiros e facilitará o acesso a melhores ofertas de crédito para o cliente final, de acordo com o Banco Central do Brasil.