Open Banking: entenda o que muda para empresas e clientes
Entenda o que o Open Banking modifica para empresas e clientes e saiba também qual é o objetivo de cada fase da implantação. Confira!
Por que o Open Banking irá modificar o sistema financeiro?
Conforme informações do BC (Banco Central) o Open Banking irá modificar o sistema financeiro, tornando-o mais eficiente, competitivo e mais inclusivo.
Além disso, o BC ressalta que o consumidor será o principal beneficiário dessa transformação. Visto que novos modelos de negócio e serviços financeiros devem levar em consideração o seu perfil, necessidades, objetivos e interesses.
O BC ainda define o Open Banking como uma padronização do processo de compartilhamento de dados e dos serviços financeiros. Sendo assim, o sistema financeiro aberto é uma forma de reconhecer que o consumidor tem o controle e a posse dos seus dados pessoais, bem como, é uma possibilidade de entregar serviços customizados a diferentes perfis de consumidores.
O que muda para os clientes?
De forma sucinta, o BC informa que, para os clientes, o acesso fica mais rápido, pois muitas informações estão facilitadas. Além disso, essa tecnologia aumenta a facilidade de comparação, avaliação, recomendação de produtos. Sendo assim, melhora e amplia a busca de experiência e valor.
O que muda para as empresas?
Conforme informa o BC, para as empresas, o Open Banking amplia a capacidade de processamento das informações. Além disso, permite uma especialização e foco em experiência e valor, além de facilitar a entrada em diferentes mercados e aumenta o desafio ao status quo: competição.
Open Banking pelo mundo
Conforme informa o BC, várias jurisdições estão implementando o Open Banking, por isso, o Open Banking é um movimento global. Confira alguns países que fazem uso dessa experiência:
- Reino Unido
- União Europeia
- Rússia
- Austrália
- Nova Zelândia
- Índia
- Leste Asiático (Coréia do Sul, Japão,
- Cingapura, Hong Kong e Filipinas)
- Oriente Médio (Bahrein e Arábia Saudita)
- África (Quênia e Nigéria)
- México, entre outros.
O Objetivo da implantação de cada fase:
O objetivo da 1ª fase
Conforme informa o BC, a 1ª fase objetiva o compartilhamento de dados das próprias instituições financeiras (canais de atendimento e serviços bancários tradicionais).
Fase 2 – objetivo
Já a fase 2 objetiva o compartilhamento de dados cadastrais e transacionais de clientes relacionados a serviços bancários tradicionais (contas, cartão de crédito e operações de crédito).
O que objetiva a fase 3?
O objetivo da 3ª fase, conforme o BC, é o compartilhamento dos serviços de iniciação de transação de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito.
Fase 4
Por fim, a fase 4 tem o objetivo de realizar o compartilhamento de dados de transação e de serviços relacionados a câmbio, credenciamento, seguro, investimento, previdência complementar aberta e conta salário.