Open Banking: confira as fases da implementação
Open Banking: confira as fases da implementação conforme site oficial e entenda como ocorrerá a entrada desse sistema. Veja mais!
Open Banking – as fases da implementação
Conforme informações oficiais, o Open Banking será implementado de forma gradual e em fases.
Fase 1 – Open Data padronizado das instituições financeiras
Open Data padronizado das instituições financeiras: as informações sobre canais de atendimento e produtos e serviços devem ser disponibilizadas, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.
Fase 2 – Compartilhamento de dados do consumidor
Compartilhamento de dados do consumidor: você poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as instituições de sua preferência. Tudo feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.
Fase 3 – Serviços à escolha do consumidor
Serviços à escolha do consumidor: acesso a serviços financeiros, como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, sem a necessidade de acessar os canais das instituições financeiras com as quais você já tem relacionamento.
Fase 4 – Ampliação de dados, produtos e serviços
Ampliação de dados, produtos e serviços: inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência privada.
Inovação ao sistema financeiro e padronização do compartilhamento de dados e serviços
Conforme informações oficiais (openbankingbrasil) o Open Banking ou Sistema Financeiro Aberto é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como principais objetivos trazer inovação ao sistema financeiro, promover a concorrência, e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros para você, consumidor.
Sendo assim, o cliente, pessoa física ou jurídica, é quem decidirá quando e com quem deseja compartilhar seus dados. O Open Banking assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços.
Produtos e serviços personalizados
Além disso, com o Open Banking espera-se a entrega de produtos e serviços financeiros a consumidores com maior agilidade, conveniência e segurança, informa o site oficial.
Sendo assim, além da possibilidade de integração da prestação de serviços financeiros à jornada digital do consumidor, são fornecidas condições para o surgimento de modelos de negócio que tenham o cliente no centro.
Maior visibilidade e controle de sua vida financeira
Dessa forma, esses novos modelos, que podem envolver, por exemplo, comparadores de preços, produtos e serviços, possibilitarão ao consumidor maior visibilidade e controle de sua vida financeira, bem como o acesso a produtos personalizados e a condições financeiras mais vantajosas e adequadas à s suas necessidades, interesses e objetivos. Por isso, o Open Banking pode ser bastante positivo para o cliente, visto que pode receber ofertas personalizadas.