Open Banking proporciona a possibilidade de crédito na praça; confira detalhes
Com base no perfil de cada cidadão, o sistema pode facilitar a liberação de mais crédito
Open Banking é um termo que se refere a um sistema financeiro aberto que visa tornar os serviços e produtos bancários mais pessoais. Tudo depende da escolha de cada cidadão, e eles poderão decidir se querem ou não compartilhar suas informações. Assim, espera-se que o open melhore a disponibilidade de crédito.
É nisso que o Banco Central acredita, considerando a integração de informações como forma de facilitar a avaliação de crédito. Outra vantagem é que as instituições terão a oportunidade de acompanhar todo o histórico financeiro com o Open Banking. Saiba mais a respeito na matéria do Notícias Concursos desta terça-feira (05).
Open Banking e o crédito
Segundo o Banco Central, a principal vantagem do open banking em termos de crédito é estimular a concorrência no sistema financeiro. Cada vez mais instituições serão obrigadas a oferecer produtos e serviços mais adequados a cada realidade.
Mesmo consumidores altamente endividados poderão se beneficiar do Open Banking quando se trata de mais crédito de mercado. Então, com as informações de acesso, as agências terão acesso aos dados do consumidor para eventuais restrições.
Dito isso, é mais fácil saber se os consumidores podem pagar pelo crédito com base em seu histórico financeiro. Adicionalmente, as instituições estarão mais aptas a oferecer produtos e serviços adaptados a esta realidade.
Além disso, à medida que a disponibilidade de crédito aumenta, os consumidores poderão fazer melhores escolhas. Afinal, é possível acompanhar as menores taxas de juros. As instituições, por outro lado, poderão negociar com mais segurança porque já sabem quem são os bons pagadores.
Apesar das muitas vantagens, cabe ao cliente compartilhar ou não os dados com as instituições financeiras. Portanto, antes de considerar apenas o crédito associado ao open banking, todos os pontos envolvidos devem ser cuidadosamente analisados ??para ver se vale a pena diante de cada realidade.
Dessa forma, há os pontos positivos e negativos e cabe somente a pessoa decidir se gostaria de centralizar suas informações dessa maneira com o Open Banking. Para aquelas pessoas que estão sempre buscando limites mais altos e bons empréstimos, essa pode ser uma boa opção.