“Onde” ou “Aonde”: qual está correta?

“Onde” ou “Aonde”: usos e diferenças entre essas palavras

Em primeiro lugar, é fundamental que você saiba que as duas palavras fazem parte da língua portuguesa e que ambas estão corretas. Todavia, muitos estudantes ficam em dúvida quando devem utilizar os termos “onde” e “aonde”. 

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais regras e usos desses dois termos. 

“Onde”: regras e usos

A palavra “onde” deve ser usada quando você desejar se referir à um lugar. Ainda, esse termo pode ser também utilizado ao lado de verbos que indicam permanência, ausência de movimento ou presença em um local: bons exemplos destes verbos são: estar, ser, morar e ficar.

Além disso, podemos afirmar também que “onde” pode ser usado com a função de advérbio de lugar ou de pronome relativo. Para descobrir se o termo em determinado contexto é um pronome relativo, você deve substituí-lo por “no qual”, “na qual” ou “que”. Se o sentido continuar o mesmo, então o uso está correto.

Vamos observar alguns exemplos: 

  • Onde você está? (função de advérbio) 
  • O local onde eu janto fica logo ali (função de pronome relativo)
  • O local no qual eu janto fica logo ali (substituição para verificar o uso)

“Aonde”: regras e usos

“Aonde” pode ser pensado a partir da mesma ideia de lugar de “onde”. A diferença é que com o primeiro termo nós teremos uma noção de movimento, ou seja, sem um lugar fixo. Isso ocorre devido à presença da preposição “a” que, de acordo com a regência dos verbos, atribui uma indicação de movimento à palavra.

Vamos observar esses dois exemplos:

  • Aonde você vai esta noite? (advérbio interrogativo)
  • O local aonde vou fica no interior do estado (pronome relativo)

Como pudemos observar, o termo pode assumir função de advérbio interrogativo e de pronome relativo. Para verificar o uso dessa última função de “aonde”, basta realizar a substituição por  “no qual”, “na qual” ou “que”.

“Onde” ou “Aonde”: Dica

O artigo de hoje trouxe também uma dica em formato de frase para que você nunca mais tenha dúvida na hora de usar “onde” e “aonde”. Olha só: 

“Onde quer que você esteja ou para aonde quer que você vá, nunca se esqueça dessas regras”

“Onde” indica o seu local fixo e sem movimento e “aonde” indica o lugar para o qual você vai se movimentar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.