Onda de calor: veja a previsão para todas as capitais nesta sexta, 22

Massa de ar quente segue estacionada sobre território nacional e várias capitais devem registrar forte calor nesta sexta-feira (22)

O inverno chega oficialmente ao fim nesta sexta-feira (22), e a despedida deverá ser literalmente calorosa. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão do tempo para hoje é de muito calor em boa parte do país. A expectativa é de que apenas três capitais brasileiras tenham temperatura abaixo dos 30ºC.

As três capitais brasileiras que deverão registrar um clima mais ameno nesta sexta-feira (22) são:

  • Porto Alegre (RS);
  • Maceió (AL);
  • Recife (PE).

No caso das duas capitais do Nordeste, no entanto, a previsão não é necessariamente de frio. Em Maceió, a média será de 28ºC. Já na cidade pernambucana, os termômetros deverão marcar uma média de 29ºC.

O calor é notadamente pior nas regiões mais ao centro-sul do país.  Na última quinta-feira (21), a cidade de Águas Claras, no Mato Grosso do Sul, registrou a maior temperatura média do país, chegando a 40,7ºC, seguido pela cidade de Goiás, em Goiás, com 40,5ºC e Porto Mourinho, também no Mato Grosso do Sul, com 40,2ºC.

A temperatura em todas as capitais

OndeMínimaMáxima
Sul
Curitiba (PR)18°C32°C
Florianópolis (SC)19°C32°C
Porto Alegre (RS)19°C24°C
Sudeste
Belo Horizonte (MG)16°C32°C
Rio de Janeiro (RJ)18°C36°C
São Paulo (SP)18°C34°C
Vitória (ES)20°C31°C
Centro-Oeste
Brasília (DF)17°C32°C
Campo Grande (MS)23°C37°C
Cuiabá (MT)26°C41°C
Goiânia (GO)20°C38°C
Nordeste
Aracaju (SE)23°C30°C
Fortaleza (CE)25°C33°C
João Pessoa (PB)23°C30°C
Maceió (AL)22°C28°C
Natal (RN)24°C30°C
Recife (PE)24°C29°C
Salvador (BA)22°C30°C
São Luís25°C33°C
Teresina (PI)22°C38°C
Norte
Belém (PA)24°C35°C
Boa Vista (RR)26°C39°C
Macapá (AP)26°C34°C
Manaus (AM)26°C36°C
Palmas (TO)26°C39°C
Porto Velho (RO)23°C35°C
Rio Branco (AC)23°C35°C

 

Os dados acima foram divulgados pelo Inmet

A massa de ar quente

Informações do Climatempo indicam que o calor persiste porque há um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias sobre o país desde o início desta semana. Esta regra, no momento, só não está se aplicando ao Rio Grande do Sul, que está passando mais uma vez por uma semana chuvosa. Vale lembrar que o estado ainda está tentando se recuperar dos efeitos de um ciclone que devastou várias cidades.

Onda de calor: veja a previsão para todas as capitais nesta sexta, 22
Massa de ar quente segue estacionada no Brasil. Imagem: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Alerta para São Paulo

Ainda de acordo com os meteorologistas, a cidade de São Paulo poderá ter o dia mais quente de sua história neste final de semana. Ao menos esta é a previsão da Defesa Civil estadual, através do seu Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). De acordo com a projeção, a temperatura poderá chegar a 38ºC no sábado (23) e no domingo (24).

Já o Inmet não prevê que este recorde será quebrado na cidade mais populosa do país. De todo modo, o Instituto concorda com a projeção de que haverá um aumento considerável na média da temperatura na cidade neste final de semana, com máximas de 34°C na sexta (22) e no sábado (23) e de 36°C no domingo (24).

O recorde de dia mais quente do ano na cidade de São Paulo é de 33,9ºC. Esta temperatura foi atingida ainda no último domingo (17), ou seja, há poucos dias.

Especialistas alertam para calor intenso

Profissionais de saúde seguem preocupados com os efeitos que o calorão pode ter na vida das pessoas. Em entrevista à CNN Brasil nesta semana, Sergio Timerman, médico e diretor do Instituto do Coração (InCor), deu alguns detalhes sobre sintomas de perigo.

“A exaustão pelo calor é quando estou cansado, com mais sede, náuseas, fraqueza”, pontua Timerman. “Mas quando você tem taquicardia, cansaço excessivo, falta de ar, perda de consciência [desmaios], isso é considerado golpe pelo calor”, disse ele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.