O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) participou do lançamento do Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre produtividade, de acordo com recente divulgação oficial.
OIT: a transformação digital ganha destaque nas relações de trabalho no Brasil
De acordo com a divulgação oficial, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) destacou a transformação digital nas relações de trabalho no Brasil.
Durante o lançamento do Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre produtividade, realizado na última quarta-feira, 22 de junho de 2022, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) destacou a transformação digital nas relações de trabalho pós-pandemia.
Desafios
Os desafios impostos pela pandemia causada pelo coronavírus permitiram que o governo brasileiro criasse plataformas digitais de registro de cidadãos que pudessem ser rapidamente utilizadas para, por exemplo, o pagamento do Auxílio Emergencial, atualmente denominado Auxílio Brasil, destaca o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Além disso, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) destaca que outras medidas do governo para garantir mais inclusão social, como investimento na formação e profissionalização de trabalhadores e na flexibilização dos regimes de trabalho.
O Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) informa que, com a adoção do teletrabalho híbrido nas empresas, foram necessárias adaptações, investimentos e mudança de mentalidade tanto na relação empregador e trabalhador, quanto nas condições ofertadas para desempenho remoto de atividades.
Dados oficiais
A divulgação oficial ainda destacou ainda os resultados do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) no âmbito da política de desburocratização e digitalização de serviços públicos implementada nos últimos anos:
Conforme a divulgação oficial do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), quase 2.000 trabalhadores e 1.680 crianças foram resgatadas em 2021, em mais de 440 operações de fiscalização – maior número de operações desde a década de 1990.
Este ano, o Relatório Regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) teve como tema “Transição digital, mudança tecnológica e políticas de desenvolvimento produtivo na América Latina e o Caribe: desafios e oportunidades”.
Organização Internacional do Trabalho (OIT)
De acordo com informações oficiais da OIT, atualmente, a agenda de trabalho decente da OIT ajuda a avançar rumo à conquista de condições econômicas e de trabalho que ofereçam a todos os trabalhadores, empregadores e governos uma participação na paz duradoura, na prosperidade e no progresso duradouros.
Objetivos
Os quatro objetivos estratégicos da agenda de trabalho decente da OIT são:
- Definir e promover normas e princípios e direitos fundamentais no trabalho;
- Criar maiores oportunidades de emprego e renda decentes para mulheres e homens;
- Melhorar a cobertura e a eficácia da proteção social para todos;
- Fortalecer o tripartismo e o diálogo social.