Obra completa de Machado de Assis para download

Nascido em 21 de junho de 1839, Machado de Assis (1839-1908) é um dos maiores nomes da literatura brasileira. Além de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, o escritor é autor das obras mais importantes do realismo no Brasil, como, por exemplo, Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881, e Quincas Borba, de 1891. Pela relevância de sua escrita, os vestibulares tradicionais e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sempre cobram conhecimentos sobre os livros de Machado de Assis.

Desse modo, a leitura da obra de Machado é indispensável a jovens estudantes. No entanto, não é preciso se preocupar quanto ao acesso a essas obras. O portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina, se uniram em uma iniciativa para disponibilizar as obras do escritor na internet.

Em conjunto, o portal e o núcleo sistematizaram, revisaram e disponibilizaram on-line a Coleção Digital Machado de Assis. Desse modo, os estudantes podem ter acesso à obra completa do autor em um mesmo endereço eletrônico. Todos os livros do autor estão disponíveis para download gratuito. Clique aqui para acessar.

Assim, é possível encontrar obras como “Ressurreição” (1872), “A Mão e a Luva” (1874), “Helena” (1876), “Iaiá Garcia” (1878), “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881), “Casa Velha” (1885), “Quincas Borba” (1891), “Dom Casmurro” (1899), “Esaú e Jacó” (1904) e “Memorial de Aires” (1908). Além dos livros, o projeto disponibilizou teses, dissertações e estudos críticos sobre a obra do autor. No site, é possível ver ainda um vídeo sobre a vida de Machado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.