O Sistema de Castas: aquilo que você precisa saber!

O Sistema de Castas: resumo

O Sistema de Castas é um sistema de hierarquização da sociedade e que se baseia nos preceitos do hinduísmo, religião da maioria da população indiana.

O assunto é cobrado com certa frequência pelas mais variadas questões de história geral, como aquelas de vestibulares e do ENEM.

O Sistema de Castas: Introdução 

O sistema de castas foi introduzido na Índia há mais de dois mil anos e se baseia em uma rígida divisão de classes a partir de preceitos do hinduísmo. Vale ressaltar que cerca de 75% da população indiana segue essa religião.

É válido destacar que esse sistema foi oficialmente abolido no ano de 1947. Porém, devido à sua tradição milenar, características das castas ainda estão muito presentes na sociedade indiana e em seus costumes.

O Sistema de Castas: Características 

O sistema de castas se baseia em dois princípios principais. O primeiro deles é a hereditariedade e faz com que cada casta seja passada de forma hereditária, ou seja, de pai para filho. O segundo princípio, por sua vez, é a estratificação e faz com que cada casta se comporte como uma determinada classe social dentro de uma rígida hierarquia: casamentos, empregos, amizades e estilos de vida são baseados na casta de determinado indivíduo. Dessa maneira, devemos ressaltar também que, durante a vigência do sistema, não existia nenhum tipo de mobilidade social: se uma pessoa nascesse em certa casta, era impossível que, ao longo de sua vida, ela se tornasse membro de outra.

Ainda, os indianos acreditavam que aqueles que nascem em castas inferiores estão sofrendo devido aos erros cometidos em vidas passadas e, sendo assim, é necessário aceitar o carma. A cor da pele é também um fator essencial para determinar a casta de determinada pessoa, uma vez que aqueles com o tom de pele mais claro normalmente pertenciam às castas mais privilegiadas.

No século XX, pode-se constatar a existência de cerca de 3 mil castas na Índia. Porém, originalmente, as castas eram somente 4. Vamos ver quais são elas:

  • Brâmanes: Essa é a casta mais elevada na hierarquia da sociedade indiana e os seus membros (sacerdotes, professores e filósofos) são comparados aos deuses.
  • Xátrias: Essa casta é composta pelos militares da sociedade indiana. Acredita-se, dentro do hinduísmo, que os xátrias nascem com os braços do deus Brahma e por isso devem exercer a função de guerreiros.
  • Vaixás: A casta dos vaixás é composta por comerciantes e  fazendeiros.
  • Sudras: A casta mais baixa seria aquela dos sudras, composta por artesãos, operários e camponeses. Como acreditava-se que essa casta teria origem dos pés do deus Brahma, os seus membros deveriam servir todas as outras castas.

Além das quatro castas principais, existe ainda mais um grupo: o grupo dos chamados  intocáveis ou de dalits, que não fazem parte do sistema. Cerca de 16% da população indiana fazia parte dessa “casta”. Porém, os dalits eram vítimas das mais variadas violências. Entre elas, podemos citar:

  • Estão autorizados a utilizar somente roupas que foram colocadas em cadáveres.
  • Não podem beber na mesma fonte de quem pertence à alguma casta.
  • Realizam os trabalhos mais deploráveis da sociedade indiana, como aqueles que envolvem lixo ou cadáveres.
  • Vivem em zonas periféricas e em extrema miséria.
  • Não são considerados seres humanos e, dessa maneira, sofrem os mais variados tipos de violência.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.