Embora o conceito de stakeholders pode parecer estranho a princípio, é realmente de grande interesse para muitas pessoas. Além disso, “interessante” é uma ótima palavra para descrever o assunto deste artigo. Por isso, hoje, indicaremos o que são stakeholders e quais os principais tipos.
Finalmente, quando falamos sobre as stakeholders, estamos falando de todos os que têm interesse nas operações e resultados de uma organização.
Saber quem são os stakeholders de uma empresa é crucial para atingir seus objetivos, então não descarte o conceito só porque é mais uma palavra estrangeira no léxico empresarial.
Quer aprender tudo o que há para saber sobre stakeholders e como gerenciá-las em seu negócio?
A partir de agora, você terá todas as suas perguntas respondidas sobre o conceito, seu significado, quais tipos ele inclui e muito mais.
O que exatamente é um stakeholder?
Stakeholder pode ser livremente traduzido para português como sendo “parte interessada”. No entanto, os interessados também podem iniciar o contato. O termo possibilita descrever uma pessoa ou grupo que sofre como resultado das atividades de uma empresa.
Para os grupos ou pessoas, a organização não poderia funcionar sem o apoio desses grupos de interesses especiais. Acho que faz todo o sentido, certo?
Existem muitos outros membros da sociedade que devem ser considerados no processo decisório de uma empresa, segundo a Teoria dos Stakeholders.
Entendeu o objetivo final dos stakeholders?
Eu explicarei!
Na mesma teoria, para um negócio ser bem-sucedido, ele deve fornecer valor econômico para seus stakeholders, incluindo clientes, funcionários, comunidades, fornecedores e investidores. Veja que a ideia quebrou o paradigma de que as empresas deveriam se preocupar apenas com números, resultados e perdas.
Eles passaram considerar não apenas os alvos diretos de suas ações, mas também os espectadores. Fazendo uma observação apenas para a teoria ser mais compreensível e simples de implementar na prática.
Segundo que as decisões tomadas pelas empresas irão afetá-lo de alguma forma, seja positiva ou negativamente. Em outras palavras, eles têm interesse nesses negócios.
Quais os principais tipos de stakeholders existem no mercado?
Existem várias classificações para os stakeholders, mas, a mais utilizada é quanto à posição na empresa. Podendo ser externas ou internas.
Isso é porque nem todas as partes interessadas precisam ser um funcionário ou conselho de funcionários, ou membro do conselho de uma empresa, ou outra organização.
Stakeholders internos
Quem exatamente são os stakeholders que precisam ser considerados?
Como o nome sugere, essas são as pessoas que se encontram nos limites de uma empresa. Alguns exemplos são:
- gerentes do estabelecimento;
- funcionários e outras pessoas de dentro que têm interesse no sucesso da empresa.
Stakeholders externos
Estes exemplos podem ajudá-lo a entender melhor quem são as partes interessadas externas e por que elas são importantes em um ambiente de negócios.
- Clientes;
- Concorrentes;
- Fornecedores;
- Governo;
- Mídia;
- ONGs;
O conceito abrange toda a gama de grupos de stakeholders com os quais uma empresa pode interagir e que levá-los em consideração é essencial para alcançar o sucesso. Quanto mais complicado for um projeto, mais interessados estarão envolvidos e maiores serão os esforços para identificá-los e classificá-los.
Como gerenciar os stakeholders na empresa?
Os proprietários cometem o erro de negligenciar a importância da gestão de conflitos de interesses simplesmente porque desconhecem sua existência. Somente quando problemas surgem é que as pessoas percebem a necessidade de aprender e categorizar esses grupos antes de abordá-los e segui-los.
Alguns exemplos comuns de danos causados pela falha na identificação dos stakeholders incluem atrasos no cronograma, especificações incompletas do projeto e cálculos incorretos de custo e alocação de recursos.
Assim, o relacionamento com os stakeholders é necessário para garantir que eles continuem a dar as respostas esperadas, caso sejam de fato ativos da organização.
Seja fornecedor, funcionário ou cliente, um parceiro que abandona o negócio raramente o faz sem justa causa. É responsabilidade da administração de uma empresa garantir que os interesses de todas as partes interessadas da empresa sejam sempre colocados em primeiro lugar.
Obviamente, isso exige algum esforço e aplicação de ferramentas e recursos adequados para construir uma parceria sólida.
A gestão dos stakeholders não é uma tarefa simples, mas isso não significa que seja impossível de ser concluída. Ainda mais agora que você tem uma compreensão mais firme sobre o que são stakeholders e os diferentes tipos de stakeholders existentes.