De acordo com o Google Trends, ferramenta que mostra os termos mais buscados na internet, a pesquisa “cookies o que é” atingiu seu ápice dos últimos três anos entre agosto e setembro de 2020 no Brasil. O período coincide justamente com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 19 de agosto do ano passado.
O aumento do interesse dos brasileiros no assunto é interessante, mas é necessário entender o que está em jogo. Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI e CEO da itl.tech, revendedora de soluções da Dell Technologies, pontua que os cookies estão entre os principais arquivos digitais que permeiam a relação de alguém com a internet.
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Segundo ela, os cookies são protocolos de comunicação muito comuns que fazem parte da experiência das pessoas não só no computador, mas também no acesso à internet através dos celulares, tablets e outros devices. “Por isso, é essencial entender que apesar da comodidade que eles entregam, também há riscos envolvidos no processo”, alega.
O que é um cookie?
Sylvia explica que os cookies são um pacote de dados que se originou ainda na década de 90. A ideia do desenvolvimento do protocolo era garantir uma comunicação entre os sites e o usuário final. Pensado como uma solução para o e-commerce, o conceito evoluiu e se tornou presente em todos os tipos de páginas na internet.
Os cookies são espécies de arquivos residuais que o usuário deixa quando visita um site. Eles servem para personalizar a experiência do usuário e identificar a pessoa que está acessando o conteúdo. A partir dos cookies, as páginas têm uma ideia de quem é a pessoa que está acessando e consegue oferecer conteúdos relacionados a coisas que ela gosta.
A especialista pontua que existem vários tipos de cookies, mas que de maneira geral eles servem para o mesmo propósito de simplificar a navegação na internet. Os pequenos arquivos são enviados para os browsers que as pessoas usam. Ou seja, eles ficam armazenados no Google Chrome, Firefox, Opera, Safari, Internet Explorer ou outro software.
Por causa disso, grande parte da interação com os cookies pode ser feita nas abas de configurações dos navegadores. Por lá, é possível saber quais sites armazenaram os cookies e apagar os cookies salvos em determinado período.
Quais dados os cookies armazenam?
Os cookies podem armazenar centenas de informações de um usuário. Como as páginas têm informações e funções diferentes, cada uma opta por armazenar informações que lhe sirvam de alguma forma. Sylvia diz que essa uma forma de personalizar a experiência do usuário ou vender um produto ou serviço de forma mais direcionada. Confira, abaixo, detalhes que eles armazenam e exemplos de que modo as informações podem ser utilizadas pelos sites:
- Localização: sites que pedem o acesso à localização do usuário podem converter a informação em propaganda direcionada de lojas próximas do local onde ele mora ou previsão do tempo na região, por exemplo;
- Nome: os nomes dos usuários podem ser utilizados para oferecer experiências personalizadas de boas-vindas em uma página;
- Gênero: o gênero do usuário pode ser utilizado como um marcador para saber o público-alvo de um site. Com essa informação, o site consegue acordos publicitários mais assertivos;
- Endereço de e-mail: como quase todas as informações citadas anteriormente, o e-mail é bastante importante para e-commerces e marketplaces, já que ele pode servir como uma porta de entrada para e-mail marketings;
- IP: o registro do IP, que é como se fosse a identidade de uma pessoa na internet, serve para responsabilizar usuários caso algum crime ou desrespeito às normas ou termos de uso de um site seja cometido;
- Senhas: o registro das senhas é bastante comum em sites que precisam oferecer uma experiência contínua e sem interrupções para os usuários. Grandes plataformas de streaming salvam o registro para que a pessoa não precise inserir a senha novamente a cada vez que um filme ou vídeo é visto, por exemplo;
- Páginas acessadas: também comum em sites de comércios eletrônicos, o registro das páginas visitas é importante para que a loja tenha uma noção dos gostos da pessoa e ofereça produtos que se parecem com aqueles que foram visualizados anteriormente;
- Número do cartão de crédito: considerado um dos dados mais sensíveis, o registro do número do cartão de crédito serve para facilitar a compra de serviços e produtos online;
- Outros usos: além de tudo o que já foi citado, os cookies também armazenam informações da escolha de idioma de um site; itens colocados em um carrinho virtual em uma loja; recuperação de pesquisas anteriores; preferências de layout das páginas; perfis diferentes de usuários e muito mais.