O Android 13 foi anunciado pelo Google em agosto de 2022 e já começa a ser implementado nos smartphones mais novos. A principal novidade é a possibilidade de maior personalização do dispositivo, mas também há destaque para a privacidade. Um exemplo simples está na função copia e cola. Caso o usuário copie informações sensíveis como e-mail, endereço, número do celular ou dados de login no aparelho, o Android automaticamente limpa o histórico da área de transferência depois de um período de tempo.
Dentre os benefícios do Android 13, está a sensação de privacidade que o usuário terá daqui pra frente, pois a funcionalidade adequada de certas aplicações, o usuário terá de flexibilizar nas permissões da tecnologia. Um exemplo disso é a localização, conexão wi-fi ou permissões para aplicativos de jogos mobile.
Francisco Neto, COO da Appreach, empresa especializada em mobile marketing para aplicativos, explica que algumas configurações viáveis do Android 13, que não podem ser ignoradas, são as permissões de dispositivo próximo que o Google disponibilizou, impedindo que aplicativos de ouvido solicitem sua localização precisa ao tentar se conectar sem fio.
Além disso, a solução impossibilita que permissões de wi-fi coletem seus dados de localização. A atualização se expande também para o Painel de Privacidade, que permite ao usuário visualizar as permissões que os aplicativos possuem. Contudo o Google atualizou de modo que mostrará quais aplicativos usam cada permissão nos últimos sete dias, em vez das últimas 24 horas.
Configurações escondidas
Entretanto, existem algumas configurações escondidas, que os usuários precisam prestar atenção e tomar cuidado. Dependendo da situação, a privacidade dos usuários pode não se tornar algo muito preocupante, pois o impacto ainda é pequeno perto do que coletam os grandes players de mercado ou perto do que se posta voluntariamente nas redes sociais. “É importante a escolha, mas o desafio é fazer o usuário ler as ‘letrinhas miúdas’ e saber quais dados está ou não autorizando de ser compartilhado”, explica o especialista.
A configuração de qualquer aparelho ou tecnologia que o usuário esteja utilizando é inevitável para que ele possa se sentir seguro e confortável em utilizar qualquer tecnologia. Essas configurações muitas vezes resultam na escolha do usuário em tratar e utilizar algo pessoal por meio da tecnologia, sem ter seus dados vazados.
Na seção Segurança, o Android 13 fornece uma visão geral do status do seu dispositivo. Ele mostra quando a última atualização de segurança foi aplicada. Além disso, você pode configurar o aparelho a seu gosto na seção Privacidade, lá as configurações são em torno do o histórico de localização do Google e os controles de atividade, redefinição de ID de publicidade, exclusão do ID de publicidade, além do gerenciador de senhas.
Impacto nos negócios
Em 2022, o IBGE apontou que os celulares são utilizados por 155,2 milhões de brasileiros, representando 84,4% da população a partir de 10 anos de idade. Essa porcentagem é maior que no ano de 2019, quando representava 81% da população. Isso sem contar os dispositivos corporativos, o que faz com que algumas pessoas tenham mais de dois smartphones. Dessa forma, é possivel dizer que o aparelho domina a maioria dos usos, como nos bancos, compras e mídias sociais.
Tendo em vista isso, ele tem um papel importante nos negócios, principalmente na publicidade. Sobre isso, o Google aponta que o Android 13 usa um ID de publicidade, um código exclusivo atribuído ao seu dispositivo, que deve declarar a permissão do ID do anúncio em sua documentação. “Segundo o Google, caso seu aplicativo não declare essa permissão ao segmentar o Android 13 ou superior, o ID de publicidade será removido automaticamente e substituído por uma sequência de zeros.”
O Android 13 pode impactar em outros modelos de negócio, como o Marketing Mobile, estratégia de marketing que com o tempo vem ganhando ainda mais força. Um desses impactos pode acontecer no inventário, tendo menos celulares que passam uma fonte mais ampla de dados, impactam menos pessoas, tornando o leilão mais competitivo, e o usuário mais caro. A partir desse momento, parceiros estratégicos se tornam muito importantes num plano de mídia diverso e saudável.
“Algo que devemos ter atenção é quanto a atualização e a manutenção dessas permissões ao longo do tempo. Elas não serão mais default, o que acarretará em mais tempo do usuário configurando o celular”, completa.