O que fazer se não for aprovado no Bolsa Família?

Muitos brasileiros fazem o cadastro nos programas sociais do Governo Federal, mas, não sabem o que fazer se não for aprovado no Bolsa Família. Afinal, como agir nessas situação?

Essa dúvida é muito comum, e está presente até mesmo em grupos que se consideram aptos a receber o benefício do Bolsa Família. Porém, como o programa apresenta uma série de regras e requisitos, a falta de encaixe nessas regras podem fazer com que a sua família não receba aprovação.

Entretanto, o que pode ser feito nesse caso? Será que sempre é impossível receber? Entenderemos melhor ao longo deste texto.

O que fazer se não for aprovado no Bolsa Família?

Apesar da espera pelo pagamento ser grande, sabemos que, muitas vezes, brasileiros enfrentam a infelicidade de terem seu cadastros barrados no Bolsa Família. A causa pode variar de acordo com a situação da família em questão, e esses aspectos singulares devem sempre ser levados em conta.

Porém, o que fazer se não for aprovado no Bolsa Família? Como podemos agir? A seguir, apresentamos alguns pontos que podem te ajudar:

Entenda a causa da reprovação

O primeiro ponto que devemos ter em mente é o motivo pelo qual a aprovação não aconteceu. Esse será o fator decisivo na hora de recorrer e conseguir a aprovação da sua família.

O que fazer se não for aprovado no Bolsa Família?
O que fazer se não for aprovado no Bolsa Família? Foto: Canva.

Além disso, por meio dessa informação você poderá ter mais clareza se realmente a sua família tem direito ao programa Bolsa Família. Afinal, infelizmente, algumas pessoas ainda acreditam que podem receber o benefício, mas, na prática, não se enquadram nas regras.

Por exemplo, se a renda per capita da sua família for acima de R$ 218, infelizmente vocês realmente não poderão ser aprovados no programa. Para fazer essa conta, basta somar toda a renda da família e dividir por membros que vivem no mesmo lar. O resultado é a renda per capita.

Se a renda ficar abaixo de R$ 218, vocês terão direito de receber. Nesse caso, é importante apresentar os comprovantes de renda atualizados para comprovar a renda per capita e poder ser incluído no programa.

Além dessas possibilidades, se o motivo da reprovação é porque consta no cadastro que você mora com pessoas que não estão mais no mesmo lar que você, é questão de reorganizar os documentos e atualizar o cadastro.

Entregue documentos atualizados

Se a sua família atende a todas as regras do programa, mas ainda não foi aprovada para receber, pode ser que os documentos enviados estejam desatualizados.

Nesse caso, é importante unir todos os documentos da sua família para apresentar no CRAS, no momento do cadastro no CadÚnico. Dessa maneira, seus dados estarão de acordo com a realidade da sua família, o que pode fazer com que vocês fique aptos para o programa.

Entretanto, reforçamos que o primeiro ponto é entender o motivo do barramento. Para isso, você pode se informar no CRAS e entender se é uma questão de documento desatualizado ou não. Depois disso, poderá tomar as atitudes mais alinhadas à sua realidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.