Quais são os critérios para ser aprovado no Bolsa Família?

Se você deseja fazer o seu cadastro em um dos maiores programas sociais do país, é importante entender quais são os critérios para ser aprovado no Bolsa Família. Assim, poderá verificar se a sua família atende a essas regras, tendo uma visão mais clara das possibilidades de aprovação.

Afinal, o que será que é levado em conta? Será que a minha família pode receber o benefício? Neste texto, apresentamos mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe e tire as suas dúvidas.

Quais são os critérios para ser aprovado no Bolsa Família?

Os programas sociais têm o papel de oferecer subsídios financeiros para aqueles que vivem em situação de pobreza no Brasil. Por isso, existem algumas regras que devem ser cumpridas pelos beneficiários para que estes possam receber o pagamento mensal verdadeiramente. Esses são os chamados critérios para ser aprovado no Bolsa Família.

Sem eles, muitas pessoas poderiam fazer o cadastro sem a real necessidade de receber um suporte do Governo, o que poderia nos levar a problemas graves na transferência de renda.

Basicamente, a regra principal, nesse cenário, está relacionada com a renda per capita da família. Porém, o que é essa renda? Diz respeito ao valor total da renda da família dividido pelo número de membros. Por exemplo, se na sua casa há apenas uma pessoa trabalhando e recebendo um salário mínimo, sendo que sua família tem 5 membros, basta dividir o salário por cinco e você terá a sua renda per capita.

Quais são os critérios para ser aprovado no Bolsa Família?
Quais são os critérios para ser aprovado no Bolsa Família? Foto: Canva.

Para ser aprovado no Bolsa Família, a renda per capita da família deve ser de até R$ 218. Se a renda da sua família, hoje, ultrapassa esse valor, significa que vocês não estão aptos a receber o benefício.

Vale ressaltar, ainda, que a conta da renda per capita considera os ganhos formais e informais do trabalhador, não apenas os ganhos CLT ou algo nesse sentido. Isto é, se você trabalha em um emprego fixo, mas também trabalha prestando serviço como autônomo em alguns horários do dia, essa segunda renda também entra na conta.

Então, quando pensamos nos critérios para ser aprovado no Bolsa Família, devemos considerar a renda como uma das peças-chave. Além dela, o cadastro no CadÚnico também é importante, assim como a família precisa atender critérios de saúde e educação, como veremos.

Fatores relacionados à saúde e à educação são considerados

Além dos critérios para ser aprovado no Bolsa Família relacionados à renda e ao cadastro no CadÚnico, o programa social também tem como regra os cuidados com a saúde e educação das famílias.

Isto é, as famílias precisam cumprir a frequência escolar mínima de crianças e adolescentes, fazer o acompanhamento nutricional de crianças pequenas, seguir o pré-natal no caso de gestantes, e assim por diante. Se a família não cumpre essas regras, pode não ser aprovada no programa.

Portanto, se você se encaixa na renda do programa, procure o CRAS para fazer o seu cadastro no Bolsa Família, sempre levando em conta as regras, que citamos, para se manter recebendo o valor mensal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.