Você já parou para pensar no que fazer quando o ambiente de trabalho é ruim? Afinal, apenas lamentar que as coisas não estão funcionando bem não adianta, certo? Precisamos agir em prol da construção de um espaço mais qualificado e bem desenvolvido.
Mas, por onde começar? O que fazer primeiro? E por segundo? A seguir elencamos um passo a passo que pode ser útil nesse sentido. Acompanhe-nos.
O que fazer quando o ambiente de trabalho é ruim?
Afinal, o que fazer quando o ambiente de trabalho é ruim? Qual o primeiro passo?
Bem, sempre frisamos que a autoanálise e o autoconhecimento são peças-chave em quaisquer mudanças, seja na vida pessoal ou profissional. Por isso, lembre-se de que este sempre será o ponto de partida!
Isso porque a nossa autorresponsabilidade pode fazer toda a diferença nos ambientes em que estamos inseridos, concorda?
Com isso em mente, siga as dicas abaixo na hora de saber o que fazer quando o ambiente de trabalho é ruim:
1. Diagnostique o que é verdadeiramente ruim
Faça um verdadeiro diagnóstico do que está ruim no ambiente de trabalho. Afinal, não basta dizer que as coisas não estão funcionando e pronto, certo? É preciso saber exatamente o quê não está dentro de padrões de qualidade, para assim poder mudar.
2. Pense no que está ao seu alcance e mude a situação
Depois de fazer uma varredura no dia a dia do seu trabalho, e assim detectar o que deve vir a ser melhorado, comece a pensar nas coisas que estão ao seu alcance.
Em outras palavras, faça uma lista de situações que apenas você pode fazer a mudança acontecer.
Essa lista pode contemplar desde coisas mais complexas, até as mais simples. Alguns exemplos seriam organizar as suas pastas, a sua mesa, aprender a delegar tarefas para não se sobrecarregar, etc.
3. Converse com quem precisa fazer pequenas mudanças, como colegas
Ao pensar no que fazer quando o ambiente de trabalho é ruim, você irá se deparar com algumas situações que dependem dos seus colegas de trabalho.
Sendo assim, analise quais comportamentos deles têm impactado no bem-estar de todas as pessoas. Um exemplo seria a falta de organização em determinado setor de trabalho.
Depois de detectar, converse francamente com o seu colega. Mas sem fazer uma crítica intensa, hein? Veja este momento como uma oportunidade de dar um bom feedback.
4. Converse com o seu gestor sobre pontos que só ele pode resolver
Assim como algumas situações só poderão ser resolvidas com a ajuda dos seus colegas, lembre-se das circunstâncias que estão “nas mãos” do seu gestor.
Converse de forma franca com ele, e se possível já apresente a solução para problemas que você detectou no ambiente de trabalho. Novamente, nada de querer apenas acusar para se sentir “por cima”.
5. Cuide sempre da sua saúde mental
Lembre-se de que além de considerar o que fazer quando o ambiente de trabalho é ruim, no sentido literal do trabalho, a saúde mental também deve ser levada em conta. Afinal, às vezes as questões problemáticas são mais nossas do que do ambiente externo.